Consulta

domingo, 30 de outubro de 2022

Alberi no "Elmo" do bairro dos Prazeres na Grande Recife

O meia-atacante artilheiro começou no campeonato amador do bairro do Pina

Por José Vanilson Julião

Enquanto a maior cobertura do "Diário de Pernambuco" proporciona detalhamento do começo da carreira de Alberi José Ferreira de Matos, o "Diário da Manhã" revela o que o "negrão" andava fazendo antes de ingressar no Santa Cruz.

O extinto jornal fundado pelo governador Carlos Cavalcanti (edição de 12/9/1966) publica as estatísticas do campeonato do Pina com a participação dos amadores Expressinho, Onze da Paz, Pina, 12 de Julho, Colônia, Arcus, Combinado Atlético e Nacional (o Cometa desiste).

Até aquela data haviam acontecido 17 jogos com 66 gols, sendo que na relação dos artilheiros Alberi aparece com dois gols. Na lista também é o ponta-esquerda "Lia", que, depois de ingressar no alviverde América, termina dois anos depois no alvirrubro do mesmo nome da capital potiguar.

Na relação dos árbitros quem também aparece é Oscar Macedo, que apitou um dos jogos em que Alberi aparece na postagem anterior.

O "Diário da Manhã" (9/12/1968) destaca o clube amador do nosso personagem falecido na noite da sexta-feira passada.

Com o título "Elmo, o clube orgulho de Prazeres" e uma fotografia do elenco pousado (legenda: "O Elmo é atualmente o vice-campeão da Segunda Divisão").

Enumera as revelações: Amaury (goleiro do América e seleção pernambucana), Rildo e Lobinho (que defenderam o Bahia), o atacante Bosco (então no Ferroviário da capital pernambucana), Brivaldo (que atua no futebol cearense) e Alberi (ABC).

Histórico

O Elmo Esporte Clube (Jaboatão dos Guararapes), o “Tricolor de Prazeres” (vermelho, azul e branco) foi fundado na sexta-feira (8/10/1943) por Claudenor Almeida, Antônio Tavares e Luís Steliteno, negociante no Pátio do Mercado de São José, e também primeiro presidente.

A primeira sede ficava na Rua Frei Henrique. Teve ainda sedes na Água Fria, Prazeres e Várzea, onde foi construída a sede social com dois pavimentos: Palacete Rubem Moreira (salão nobre, secretaria, departamento de material, cozinha e almoxarifado), além da boate-restaurante e o Parque Social Desportivo João de Deus, com dancing aquático. Acabou atingida pelas enchentes em julho de 1975 e o clube acabou vendendo-a para firma sulista.

A doação de Cr$ 500.000,00, por João de Deus da Mota, proporciona a construção da nova sede. Em 1977 a Prefeitura de Jaboatão mudou o nome da Rua para ‘Elmo Esporte Clube’, em Prazeres, inaugurada na sexta-feira (8/10/1976), quando o clube festejou 33 anos.

Após disputar o Campeonato Suburbano, vinculado à Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT), na Federação Pernambucana de Futebol conquistar os vices da Segunda Divisão: 1966/67 e 1971.

O presidente José Geraldo Mota abdicou de disputar a Segundona em 1972 para participar da Taça de Recife no mesmo, para assim buscar uma vaga na Elite do Futebol, Pernambucano.

O Elmo inaugura o Estádio José Geraldo Mota (domingo, 4/2/1973). Participa da Terceira Divisão até 1975/80.

 

FONTES

Diário da Manhã

Diário de Pernambuco

História do Futebol

1 Time por Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário