Consulta

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Jogador destacado do clube amador que revelou Alberi


O elenco do "Elmo” com atacante que atuou no América/PE e Calouros do AR

Por José Vanilson Juliao

Na quarta e anterior postagem sobre a trajetória de Alberi José Ferreira de Matos destacou-se o clube amador pelo qual fez ponte para chegar ao Santa Cruz do Recife. Com a relação de companheiros que conseguiram alguma fama no futebol. Entre eles o mais conhecido o atacante Brivaldo do Nascimento.

Em 1965 a formação do tricolor “Elmo”, do bairro dos Prazeres, município de Jaboatão (região metropolitana da capital pernambucana): Miltinho; Edmilson, Nêgo (Valter), Índio (Ailton) e Berto; Constâncio e Gustavo (Bill); Rios (Cuíca), Gil (Fernando), Brivaldo (Liberal) e Albery (Edinho). Técnico: Constâncio de Barros Correia.

Brivaldo aparece no juvenil do Ferroviário (1962/63), o antigo “Great Western”, onde também atuava um tal de “Tóia”, ponta-esquerda que fez teste no Botafogo, Vasco da Gama, não quis ficar no Bonsucesso, retorna ao tricolor do Arruda, andou pelo América/PE e em 1971 era uma das atrações do homônimo potiguar e Atlético de Alagoinhas (1973).

Depois de ser cogitado para o alvinegro Central de Caruaru há a informação que passa pela Associação Atlética de Santo Amaro. Mas acaba assinando como amador pelo "Elmo". E até tem currículo pelo rubro-negro Íbis, o “Pássaro Preto”.

Assim como pelo alagoano Alto Camaragibe, mesmo clube onde atuou Alemão, autor do famoso gol contra o ABC em 1969 numa das quatro finais do campeonato potiguar.

Entretanto a estadia mais longa ocorre no alviverde América da Estrada do Arraial. A estreia: 0 x 1 Náutico – 23/8/1965. Permanece até 1967.

No ano seguinte é contratado pelo tricolor (vermelho, verde e branco) da Base Aérea de Fortaleza, o Calouros do Ar, campeão cearense na década anterior.

Uma das aparições na equipe “alencarina” acontece contra o Sport Clube do Recife pelo Torneio Nordestão (domingo, 6/10/1968). Rubro-negro 1 a 0 (Ilha do Retiro).

E retorna ao clube americano, com uma última aparição no titular (Central 1 x 0 – 27/10/1969), e termina campeão nos aspirantes.

 FONTES

Blog do Zé Duarte (foto)

Federação Internacional de Estatísticas

Diário da Manhã

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário