Consulta

sábado, 5 de novembro de 2022

Duelo entre antigos companheiros: Alberi x Brivaldo

 

Calouros do Ar: Brivaldo no ataque do time da capital do Ceará

Atacantes são adversários na extinta competição criada pela CBF

Por José Vanilson Julião

ABC sofreu gol irregular, mas empatou com o Calouros do Ar”. A manchete da página quatro do vespertino “Diário de Natal” (segunda-feira, 18/11/1968) dá a pista sobre detalhes do jogo com grande público na preliminar do amistoso Ceará x América.

Alberi José Ferreira de Matos enfrenta Brivaldo do Nascimento. Realizado no dia anterior no Estádio Presidente Vargas (Fortaleza). Pela nona edição da antiga Taça Brasil, criada em 1959 para apontador o representante nacional na Taça Libertadores da América.

Os pernambucanos fizeram parte do elenco base de 1965 do clube amador e tricolor “Elmo”, do bairro dos Prazeres, município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, como relatado anteriormente.

Logo na abertura o texto indica que Brivaldo abre irregularmente a contagem para o tricolor da Base Aérea (44/1) e o alvinegro empata com Cocó no minuto final da etapa complementar. Aproveita lançamento do “negrão” Alberi.

O curioso é que a partida foi arbitrada pelo potiguar Luís Meireles da Silva. “Que esteve irreconhecível e chegou a ser vaiado pela torcida ao final do cotejo.” Auxiliares: Gilberto Ferreira Lima e Francisco de Assis Furtado.

Relata o jornal: - O tento nasce de jogada em que Floro foi visivelmente empurrado, caiu e esperou o árbitro marcar a falta. Este ainda consultou o bandeirinha, embora estivesse bem colocado, tendo o auxiliar (como era lógico) afirmado nada ter visto no lance.

O time alencarino passa para a segunda fase e termina na quarta colocação. Atrás do Santa Cruz/PE, Centro Sportivo Alagoano e Sport Club Recife.

FICHA TÉCNICA

Calouros: George, Ribeiro, Renato, Albano, Vila, Durand, Marrom (Zezinho 70), Mota, Célio, Simão (Gerardo) e Alísio.

ABC: Floro, Toinho, Piaba, Ivan Matos, Otávio, Zeca (Edmilson 66), Beto, Izulamar (Cocó no intervalo), Maia, Alberi e Edmundo.

Nota do redator: a ausência de Brivaldo na escalação é um mistério e provavelmente se deve a um lapso do repórter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário