Consulta

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Morre o “clone” do atacante Eusébio

 ‘Santa Cruz’ tem a mesma quantidade de gols de Wallace, o pernambucano

José Vanilson Julião

Eusébio, o verdadeiro
Registro o passamento do atacante carioca Adilson Ribeiro da Silva (Rio de Janeiro, 16/4/1948 – Natal, 7/10/2022), o “Santa Cruz”, que fez nome no América de Natal, na década de 70. Pelo alvirrubro potiguar são contabilizados pelo menos 154 partidas (oficiais e amistosos) e 51 gols, sendo 43 oficiais, o que o coloca na posição 15 na lista dos maiores artilheiros americanos neste segundo quesito.

O América havia realizado jogos com comando do treinador Francisco Freire de França (“Tonício”) e o carioca Maurílio José de Souza (1918 – 1999), o "Velha", assume para o restante do campeonato nacional (Divisão Especial/1972) e acaba em quarto lugar geral. 

No ano seguinte o falastrão “Velha” reforça o elenco para o campeonato estadual. Entre os indicados por ele o centroavante Santa Cruz, com quem havia trabalhado no futebol baiano.

O grandalhão Santa Cruz, apelido ganho por ser oriundo do bairro suburbano, logo chama a atenção pela ligeira semelhança física com o famoso atacante do selecionado português Eusébio da Silva Ferreira (Maputo/Moçambique, 1942 – Lisboa/Portugal, 2014). O craque do Benfica lisboeta havia se apresentado em Natal, em junho do ano anterior pela Taça Independência, também conhecida como “mini copa”. 

Sósia do craque português, Santa Cruz em entrevista ao radialista Edvaldo Pereira

Entra em campo pela primeira vez pelo Estadual. 3 x 0 Riachuelo (domingo, 29/4/1973) com três gols. O último jogo (amistoso): 0 x 0 Fortaleza (quarta-feira, 6/10/1977). No começo da carreira atua cinco vezes pelo Bangu (quatro vitórias e uma derrota sem marcar gol). Em seguida: Portuguesa/Ilha do Governador (69), Itabuna (69), Comercial/Ribeirão Preto (70), Bahia (71), Atlético/Alagoinhas (72), América (73/77), ABC (77/78), Nacional/AM (78) e Leônico de Salvador/BA (79).

2 comentários:

  1. Neste dia 8 de outubro, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, homenageou Santa Cruz. Lembrou que o ex-jogador foi seu auxiliar na Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, prestando relevantes serviços na Central do Cidadão.

    ResponderExcluir
  2. O ex-prefeito mostrou que está antenado com os acontecimentos do cotidiano.

    ResponderExcluir