Consulta

sábado, 14 de janeiro de 2023

Biografo comenta pré-lançamento do livro sobre "memorialista" do futebol potiguar

Jornalista Kolberg Luna Freire Lima detalha bastidores sobre a biografia de José Ribamar Cavalcante

Iniciamos o ano de 2023 com a boa notícia da pré-venda da biografia de José Ribamar Cavalcante. Macauense, ex-jogador de futebol profissional entre 1964-1975, administrador do velho Castelão e do kartódromo, integrou a icônica Comissão de Intervenção na Federação Norte-rio-grandense de Futebol e também passou pelos quadros da Aeronáutica.

É a maior referência do futebol do Estado do RN no quesito história. Sua prodigiosa memória tira dúvidas e seu acervo fotográfico é disponibilizado para qualquer trabalho de pesquisa, livro, revista, tudo gratuitamente e com enorme satisfação. Ribamar ainda possui um programa de rádio onde resgata personagens do passado do futebol, seja atleta, integrante de comissão técnica, árbitro, dirigente, radialista, jornalista e dá publicidade a história de cada um.

A pessoa simples, que na infância era conhecida em Macau como "Zé de Hipólito", depois o ponta-direita Ribamar e, ao encerrar a carreira, Ribamar Cavalcante , tornou-se um gigante da história do nosso futebol. Daí a ideia do Prof. Joao Maria Fraga em homenageá-lo com a edição da biografia. O projeto foi abraçado pelo jornalista Rafael Morais  e sua Editora Primeiro Lugar que será responsável pela publicação do livro, a ser lançado em breve.

Coube a mim a honra de ser lembrado para ser o biógrafo. Uma responsabilidade que espero ter dado conta e conseguido, literalmente, deixar a melhor impressão de quem é o biografado, com um recheio de histórias de sua infância em Macau e em Palmares/PE e vida adulta em Natal e suas múltiplas funções como homem, filho, esposo, pai, profissional do futebol, militar, radialista, memorialista e, sobretudo, amigo de todos.
Se Nelson Rodrigues tivesse conhecido Ribamar Cavalcante, não teria dito que "toda unanimidade é burra"! Ribamar é o espelho, exemplo de unanimidade.

"Ribamar: o guardião da memória do futebol potiguar", tem belíssima apresentação de João Maria Fraga, , advogado, professor de História e conterrâneo do biografado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário