Consulta

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Cerro Corá vira município após dois séculos e meio

Nos arredores da nova cidade emancipada ocorre a batalha final da Guerra do Paraguai

José Vanilson Julião

Na época em que era menino buchudo no interior do Rio Grande do Norte engoli a corda que a cidade natal foi batizada com o nome da localidade em que o caudilho Francisco Solano Lopes bateu as botas frente ao Exército brasileiro.

Em 1870 tratava-se das colinas no entorno de Pedro Juan Caballero. Sendo o nome importado pela intendência de Currais Novos para renomear o distrito de Caraúbas (antiga Barro Vermelho), confundido com o município da Região Oeste potiguar.

A procura de um assunto qualquer na internet me deparo com uma notícia em site MidiaMax (Mato Grosso do Sul). A qual esclarece que o povoado de Cerro Corá se transforma no mais novo município paraguaio a fazer fronteira com o Estado do Centro-Oeste.

Além de dar nome a recém criada municipalidade também foi o nome de um clube do mesmo nome (fundado em 1 de março de 1925), rubro-negro, da capital Assunção.

Com dois vices na primeira divisão, dois títulos de segunda e três na terceira a agremiação, com crise financeira, está desfiliada da Federação de Futebol desde 2018.

Assim como é nome de cidade na província de Misiones, na Argentina, tomado ao Paraguai em consequência de reparação de guerra.

E rua no bairro da Lapa, na Zona Oeste da capital paulista. E riacho no subúrbio do Rio de Janeiro. Além de favela no Cosme Velho, na Zona Sul carioca.

A nova cidade chamava-se, na verdade, distrito Capitão Raul Ocampo Rojas, e passa a fazer fronteira com Bela Vista (MS), a pouco mais de 17 quilômetros de Ponta Porã.

A proposta estava em pauta deste o ano anterior e foi aprovada pelo Senado paraguaio (29/5/2020) por 28 votos a favor, 11 contra e oito abstenções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário