Consulta

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Começa pré-venda da biografia de "memorialista" do futebol

José Vanilson Julião

A Editora Primeiro Lugar – especializada em livros sobre futebol e outras modalidades esportiva – já anuncia, em pelo menos duas redes sociais, a venda antecipada da biografia do macauense José Ribamar Cavalcanti. O lançamento oficial está previsto para abril.

A obra, fruto de pesquisas e entrevista pessoal em menos de um ano, é escrita pelo jornalista e escritor Kolberg Luna Freire com apresentação do conterrâneo do biografado, professor João Maria Fraga.

Ribamar, figurinha carimbada para consulta de repórteres esportivos (inclusive pelo amplo acervo fotográfico que possui), esteve dentro do gramado.

Na época de ouro do Estádio Juvenal Lamartine. Nos anos 60/70 jogou por times pequenos (os antigos Globo, Santa Cruz, Atlético e até no ABC).

O redator meses atrás teve acesso com exclusividade a apresentação de João Maria Fraga, mas para não esvaziar o produto final prometeu ao autor Kolberg Luna Freire não divulgar detalhes para não "estragar" o ineditismo dos escritos.

A Editora Primeiro Lugar tem no catálogo as biografias dos futebolistas Carlos Moura Dourado, Robson Freitas da Silva e Ivan Ricardo Alves de Oliveira. Os primeiros com passagens vitoriosas no América e o terceiro ex-jogador profissional do ABC.

Kolberg é tarimbado neste tipo de assunto. Em novembro do ano passado lançou o livro contando as histórias de 45 jogos emblemáticos em Natal, entre 1972, ano da inauguração do Estádio Castelo Branco, depois “João Machado”, e 2017. “Um tempo de futebol e de um poema” narra, com viés histórico e memorialista, também dispões jogos na Arena das Dunas.

Apaixonado por história e futebol Kolberg recorda momentos singulares que marcaram a infância de ida ao estádio ao lado do pai, o também advogado e radialista Mirocem Ferreira Lima, que foi pioneiro no plantão esportivo do Rio Grande do Norte. Kolberg é bacharel em Direito atuando como Assistente de Juiz na 7ª Vara do Trabalho do TRT-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário