Consulta

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Torcedores potiguares do Botafogo se manifestam em redes sociais

Jorge Calaça, ex-jogador do ABC e Potyguar Seridoense (Currais Novos/RN), rindo a toa...

José Vanilson Julião

Eu sou suspeito para falar, mas...

A surpreendente campanha do Botafogo no campeonato brasileiro (Série A) está servindo para constatar algumas situações pelo meu ponto de vista como torcedor.

A primeira: os fãs do clube da Estrela Solitária na minha cidade natal, Cerro Cora, a 190 quilômetros, não diminuiu deste os anos 60.

Pelo contrário. Cresceu.

E mais: com as manifestações em redes sociais vislumbro que, em alguns casos, a admiração pelo "Glorioso" é uma questão hereditária: passou de pai para filho.

Casos dos amigos e conhecidos de infância e adolescência.

Exemplos: o empresário radicado em Manaus, Arijorio Felix da Silva e Marlon.

O primeiro filho de Arian (amigo do meu pai botafoguense: José Julião Neto), o segundo filho de Chico Zebra.

Outros eu não me lembrava: Toinho de Paulo do Correio e Ivan Henrique Pereira, filho de Severino Seridó. E Adriano de Chico Canário.

Outros não sabia do fanatismo, caso do ex-prefeito Raimundinho Soares de Brito e o irmao Dé, filhos de Bastos Miguel, recentemente falecido aos 95 anos, botafoguense roxo, ou melhor, preto e branco.

E do radialista Maninho, da Liberdade FM, e editor do site O COMUNICADOR.

Também do meu conhecimento, "desde sempre" (como diz, com sotaque, o editor lusitano Ruy Moura, do blog Mundo Botafogo), o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, o irmão Melo (funcionário aposentado da Emater), e não poderia ser diferente, meu tio Luiz Julião Cavalcanti, hoje residente no Açu, e meu irmão Valdir.

Não poderia deixar de citar Rui Barbosa da Silva (filho de Passarinho), funcionário aposentado da Companhia de Águas e Esgotos, que acumula a fervorosa simpatia com o América de Natal.

Em Natal alvinegros da imprensa: Ricardo Rosado de Holanda, Alex Medeiros, Edmo Sinedino de Oliveira, Exmar da Silveira Tavares, Santos Neto, Francisco Enéas Peixoto, Verailton Alves da Silva...

E agora tomo conhecimento de Francisco Carlos Neto, o "Querosene".

E ex-jogadores, como o currais-novense Jorge Calaça, e Newton Lima, das Rocas, ex-atleta do America e Alecrim.

E amigos em diversas áreas de atividades: o ex-presidente do Alecrim, Orlando Caldas, o professor Normando Bezerra (fundador da torcida organizada FERA - Fiéis Esmeraldinos Radicais), que acumula as paixões pelo Rei Roberto Carlos e o poeta Chico Potengi, também alecrinense.

E muito mais em Cerro Cora: Ponteiro, João Guimarães (residente em Vitoria/ES), Vital, Iromar Quirino, Sinval Belmino e o irmão "Til"...

2 comentários: