Consulta

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

O primeiro "clássico" do futebol na capital potiguar (I)

Imagem rara do "Natal Futebol Clube" com a bandeira e o escudo estilo suíço com o monograma NFC

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Na expectativa do lançamento do livro do jornalista Adriano de Souza – na próxima quinta-feira (15), no Bar 294, na Avenida Deodoro – O JORNAL DE NATAL apresenta um aperitivo a ser degustado a partir das 17 horas deste dia tão esperado.

Como o articulista antecipou em duas reportagens e o mesmo fez o autor em entrevista a uma rádio local a obra "O MAIS QUERIDO - UMA HISTÓRIA DO ABC FUTEBOL CLUBE" terá o capítulo de abertura dedicado ao pioneirismo da introdução e consolidação do esporte em Natal entre 1903 e 1920.

VERMELHO E CINZA

As principais informações são do extinto e centenário jornal “A República” – fundado as vésperas da proclamação do regime republicano pelo médico e político Pedro Velho de Albuquerque Maranhão -, nas costumeiras sessões “Várias” e “Notas Sportivas”, geralmente inseridas na página um ou dois do total de quatro páginas.

“Football” – Em reunião ontem na residência de Alberto Roselli foi fundado o Natal Football Club, cuja diretoria, apenas de três membros, ficou assim constituída: captain A. Roselli, secretário Salomão Filgueira e tesoureiro Nizário Gurgel”. (“A República” – quarta-feira, 19/5/1910).

Segue: - Foi adotado o seguinte vestuário: calça branca, camisa de listras brancas e encarnadas com o monograma NFL no bolso superior. O clube já conta com mais de 20 sócios e projeta construir o seu "ground" na área do Prado Natalense (área do atual Palácio dos Esportes e Praça Pedro Velho), obsequiosamente cedido pelo Sport Club Natalense (fundado em dezembro de 1906 para corrida de cavalos).

O “Potyguar”, de camisa cinza, surge uma semana depois, e a partir daí se torna o adversário favorito do NFC, com enfrentamento dos primeiro e segundos quadros, pois não havia distinção, em “match-treinos” até outubro do mesmo ano. Com o primeiro treinamento já marcado para o sábado (4/6).

 

FONTES

A República

Jornal da Grande Natal

Everaldo Lopes Cardoso – “Da Bola de Pito Ao Apito Final”

José Procópio Filgueira Neto – “Os Esportes em Natal”

João Cláudio de Vasconcelos Machado – “Tribuna de João Machado” (coluna na “Tribuna do Norte – 1964)

Nenhum comentário:

Postar um comentário