Consulta

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Os recordistas de permanência no América/RN (VIII)

Com o goleiro Valdir Appel, do gol contra no Maracanã, e da zebra milionária de São Januário

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Com a excelente performance individual e coletiva na campanha no campeonato nacional e o título da Taça Almir Albuquerque (Torneio Norte/Nordeste) no segundo semestre de 1973 Ivan da Silva e o América se credenciam para futuras conquistas.

Em fevereiro de 1974 o alvirrubro vence o "Seletivo" contra o ABC, que havia retornado da excursão de quatro meses pela Europa, Ásia e África, pois cumprira suspensão de um ano (reduzida pela metade).

Classificado com uma vitória, um empate e uma derrota (empata por força de uma prorrogação) parte para a segunda participação seguida no Brasileiro no primeiro semestre do mesmo ano.

Em seguida conquista o tricampeonato da Taça Cidade de Natal (1972/74) – o alvinegro venceu a primeira em 1971 – e o campeonato estadual (a última vez em 1969).

São os primeiros títulos domésticos de Ivan. Em 1975, primeiro semestre e parte do segundo, o América é tetra da Taça (bi para Ivan) e bi do Estadual. E a terceira participação no Brasileiro.

Com a hegemonia retomada pelo ABC em 1976 volta a ser campeão estadual na temporada seguinte. Mais um hiato em 1978 para ser tetra estadual (1979/82).

Nenhum comentário:

Postar um comentário