Consulta

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

27 nações do Velho Continente apoiam presidente interino da Venezuela


Parlamento europeu se soma a maioria das nações americanas e reconhece o presidente opositor. 27 países do Velho Continente, representados pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, reconhece ao opositor venezuelano Juan Guaidó, que se proclama presidente interino, denunciando os abusos de Nicolás Moro Maduro.

A posição surge após o presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, se ter autoproclamado hoje Presidente interino. O engenheiro mecânico de 35 anos tornou-se rapidamente o rosto da oposição venezuelana ao assumir, a 3/1, a presidência da Assembléia Nacional, única instituição à margem do regime vigente no país.

Maduro iniciou a 10 o segundo mandato de seis anos após uma vitória eleitoral cuja legitimidade não foi reconhecida nem pela oposição, nem pela comunidade internacional.
A 15, numa coluna de opinião publicada no diário norte-americano “Washington Post”, Guaidó invocou artigos da Constituição que instam os venezuelanos a rejeitar os regimes que não respeitem os valores democráticos.

Os Estados Unidos, o Canadá, a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Brasil, a Colômbia, o Peru, o Paraguai, o Equador, o Chile e a Costa Rica reconhecem Guaidó presidente.

A Venezuela enfrenta grave crise política e econômica, que levou 2,3 milhões de pessoas a fugir do país desde 2015, segundo dados da ONU.

Esta crise num país outrora rico, graças às suas reservas de petróleo, está a provocar carências alimentares e de medicamentos.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inflação deverá atingir 10.000.000% em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário