Consulta

domingo, 27 de janeiro de 2019

O que reportavam os potiguares da revista ‘Placar’


No começo dos anos 70 os correspondentes da revista ‘Placar’: o multimídia Roberto Guedes da Fonseca, Aderson França (repórter fotográfico e professor universitário) e Rosaldo Aguiar, filatelista, o mais longevo de todos na função. O primeiro tinha até um xará de Campinas na seção de cartas, a Camisa 12, na edição número 2 (27/3/70).

Na seção Meio Tempo (9/4/71) aponta: - América de Natal, outro pó de arroz. E faz arrazoado comparando o alvirrubro x alvinegro como se fosse o Tricolor das Laranjeiras contra o Flamengo. Aquela coisa de sede, Fluminense, clube de elite, versus o de maior torcida, o Flamengo. Porém diz que o atacante pernambucano Tóia, o “Fio de Natal”, era o astro americano.

Na mesma seção (28/5/71) reporta: “Querem acabar com o ABC. Deve demais.” O inspetor do INPS, Carlos da Mota Fernandes, resolver conferir contas e recolhimentos. Encontra uma série de irregularidades. O clube recolhia sobre o salário mínimo, somente, o que pagava aos atletas e funcionários. Artifício ainda em prática atualmente, mas para cobrir fortunas, inclusive com ganhos sobre patrocínio e publicidade, o tal direito de arena.

Na edição de 11/6/71 (número 65) o potiguar RGF manda cravar coluna um no prognóstico do jogo 12 da Loteria Esportiva. No teste 45 o ABC, invicto há 15 partidas, é o franco favorito contra o Alecrim. O analista é cáustico e realista: - O Alecrim é um time pobre, de bairro grande, do qual tirou o nome.

Curioso é que se vale de um José Guedes para opinar sobre o “clássico melancia” – verde por fora e preto por dentro -, o qual é menos cruel e afirma que o elenco esmeraldino está em reestruturação. Até por que o Periquito vinha com seis vitórias consecutivas. Entretanto nos dois enfrentamentos anteriores o alvinegro vencera: 4 x 1 e 2 x 1. No teste seguinte: ABC x América.

A dupla dinâmica, imagem e texto, França e Aguiar, está no expediente da famosa publicação esportiva. Aguiar fez excelentes reportagens sobre Marinho Chagas, Hélcio Xavier e Luiz Carlos Scala. Cobriu a excursão abecedista ao exterior e a conquista da Taça Almir pelo alvirrubro (1973). E enviou textos curtos, com um de apenas três parágrafos e 16 linhas, em que o treinador Sebastião Leônidas decide deixar o América após três anos por sentir saudade do Rio (outubro/76).

Nenhum comentário:

Postar um comentário