Consulta

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O potiguar desenhista da Editora Brasil-América

João Manoel com o time de desenhistas da Ebal, famosa editora de quadrinhos no Brasil

José Vanilson Julião

Quem gosta de histórias em quadrinhos e acompanhou o chargista José Evaldo de Oliveira na página dois (Opinião) do extinto diário vespertino "O Jornal de Hoje", sabe que ficou conhecido como o desenhista do "Recruta Zero" para a Rio Gráfica e Editora, a famosa RGE.

Além do falecido Evaldo, natural de Areia Branca/RN, outro natalense fez carreira desenhando para outra empresa nacional famosa por ser responsável pela divulgação das histórias em quadrinhos, as chamadas "HQ", a partir dos anos 40: a Editora Brasil América Ltda, também conhecida pelo acrônimo "EBAL".

O conterrâneo em questão chama-se João Manoel de Siqueira, que trabalhou também para a Editora Páginas Amarelas e o jornal "O Estado de São Paulo". O articulista veio a saber desta personalidade por meio de rede social. Ao vê-lo na página do Graco Medeiros (irmão do colunista Alex Medeiros), residente em Olinda.

Graco pergunta ao João Manoel, o "Netinho", se chegou a desenhar o personagem do faroeste "Kid Colt", depois de fazer uma explanação sobre a fidelidade ao anti-herói "out law" (fora da lei) do velho oeste norte-americano, perseguido pelos xerifes e pistoleiros.

O cowboy da Marvel Comics, cujo nome "verdadeiro" é "Blaine Colt", primeiro foi distribuído pelo "O Globo Juvenil" (fase antes da RGE). - Era um rapaz loiro e boa pinta que vestia uma camisa vermelha, calça jeans, colete de couro cru e carregava dois revólveres Colt calibre 45... (Guia dos Quadrinhos).

Para saber mais detalhes do personagem indico ao leitor acessar os sites "Quadripedia", "HQ Vintage" e "Universo HQ" para ficar por dentro do "gibi" mais duradouro da história, com 225 revistas publicadas em 31 anos (1948/1979).

Além da RGE (Organizações Globo) e da também carioca Ebal (1945 – 1995), do imigrante russo-ucraniano Adolfo Aizen (1904 – 1991), "Kid Colt" foi publicada pela paulista "La Selva" (falida em 1968), fundada pelo distribuidor Vito Antônio La Selva.

João Manoel também fez parte, nos anos 80, do staff da Editora Vecchi, fundada pelo imigrante italiano Arturo Vecchi. Agora o objetivo é localizar e entrevistar o homem...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário