Consulta

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Apelo para salvar os "gols" da Televisão Universitária

É PRECISO SALVAR AS IMAGENS DA HISTÓRIA DO RN!

Maurício Pandolphi
professor universitário

As recentes postagens aqui no FB, do jornalista e amigo Rubens Lemos Filho, mostrando gols históricos do futebol potiguar nos anos 1980, nos tempos gloriosos do velho Castelão, geraram um debate sobre a necessidade de recuperarmos nossa memória visual.
Falo dos arquivos da TV Universitária, que foi por 15 anos a única emissora de televisão do estado, antes do surgimento dos canais comerciais, em 1987.
A UFRN teve a boa iniciativa de digitalizar a maior parte de seus arquivos de vídeos gravados depois de 1980, nos formatos U Matic e Betacam. É graças a isso que Rubinho pode hoje deleitar-nos com os gols de seu ABC.
Mas e as imagens anteriores, gravadas entre 1971 e 1980, ainda nos velhos vídeos de fitas Quadruplex de 2 polegadas ou em películas de 16 mm? Nada foi feito para digitalizar também esse material precioso.
Em 2013, quando dirigia a TV Assembleia consegui o apoio da presidência da Assembleia Legislativa para digitalizar os filmes de 16 mm da TVU. Propusemos um convênio à UFRN, sem custos para a universidade.
Só teriam que autorizar a TV Assembleia a usar as imagens, com citação de origem. Íamos recuperar umas 40 horas de imagens valiosíssimas e únicas, com a história do RN, incluindo esportes, cultura e política.
Numa fase posterior nossa intenção seria ajudar a Universidade a digitalizar os vídeos de 2 polegadas, que incluiam toda a produção das aulas do pioneiro Projeto SACI, o primeiro modelo de ensino fundamental à distância pela TV do MUNDO, que o RN teve o privilégio de sediar nos anos 1970.
Nunca recebemos a resposta da UFRN, por inércia burocrática ou má vontade política. Os filmes e fitas continuam lá, se deteriorando com o tempo, jogados num depósito qualquer.
Mas ainda há tempo de se recuperar esse material essencial. Basta a UFRN se dispor a fazer isso. Se ela disser sim, já é um bom começo.

4 comentários:

  1. Gols narrados pelo inconfundível Zé Ary, com seu tradicional jargão: "A.con.te.ceu, torcida potiguar", e que passavam nos gols da rodada, da TV Globo. Zé Ary de tantas histórias, como o do "tá o maior c de burro na área do ABC".

    ResponderExcluir
  2. Verdade! José de Arimatéia, que tinha formação acadêmica de advogado, porém exercia o ofício de radialista, jornalista e apresentador, mas antes fora funcionário do Banco do Brasil.

    ResponderExcluir