Consulta

terça-feira, 25 de maio de 2021

A primeira excursão do Alecrim ao Recife (III)

Escudo do Tabajaras exalta mitologia grega

Histórico do primeiro adversário: o “azul-grená” suburbano

José Vanilson Julião

O Centro Sportivo Tabajaras foi fundado por Oswaldo Figueiredo na sexta-feira (16/9/1938). Com sede na Rua das Moças (Arruda).

O clube é diferente até no escudo: inspirado na “força helênica“ (referente aos gregos). A diretoria montou a categoria de base (Infantil e juvenil).

No primeiro jogo amistoso enfrenta o Norte Sport Club (domingo, 23/10). No mês seguinte participa de desfile no primeiro aniversário do Estado Novo, durante a Era Vargas.

No amistoso contra o Santa Cruz (0 x 2 – domingo, 5/2/1939) inaugura o campo (“o maior dos arrabaldes”) e quadras para vôlei (Tupy x Beberibe) e basquete (Brigada Militar x Sport), diante de seis mil torcedores (estimado), a maioria torcedores do dono da festa.

No final a orquestra de “jazz band” Tabajaras se apresenta para as damas com “novidades carnavalescas”. O grupo fundado (1934) pelo empresário e cônsul holandês Oliver Von Sohsten fez parte do elenco de artistas da Rádio Tabajara (João Pessoa).

Com a presença dos dirigentes da Associação Suburbana, major Carlos Afonso de Melo (presidente) e Joaquim de Oliveira (secretário), o Tricolor recebe a taça oferecida pelo bloco carnavalesco “Madeiras do Rosadinho”. Coincidentemente o Santa Cruz nasce no mesmo mês e anos depois adquire o terreno do Tabajaras.

Ainda em 1939 conquista o torneio início (domingo, 26/3 e domingo, 15/4) com vitória final de virada sobre o campeão da Zona Sul: Yolanda (2 x 1). E o primeiro título suburbano (equivalente a Segunda Divisão) com goleadas: 9 a 1 Goyaz e 11 a 0 1º de Maio.

No ano seguinte o bi. Na melhor de três: 2 a 2 e 4 a 1 Botafogo. Fica conhecido como o clube das “multidões suburbanas”.

Jogadores populares: Alemão (conhecido como Santa Bomba pelo forte chute) e o atacante Haroldo (fãs que vinham de longe para vê-lo).

Excursões: Auto Sport/Campina Grande (7/1/1940) e 2 x 3 ABC (domingo) e 3 x 1 América/RN (segunda-feira, 21/4/1941).

 Elenco

1938: Velinho; Bianco (Morato), Edly; Mauricio, Estácio, Celestino; Alemão, Isaac, Ivo, Gerson e Haroldo

1939: Louro; Estácio (Moá), Aleixo (Alziro); Sinfrônio, Rui (Fernandez), Didi (Bila); Alemão (Gondim), Joel (Isaac), Ivo (Gerson), Frajola (Rubem) e Haroldo (Oscar)

1940: Sebastião; Gilvan, Estácio; Rubinho, Armando, Celestino; Joaquim, Helinho, Ivo, Frajola e Nequinho.

 

FONTES

A Ordem

A Província

Jornal de Recife

Diário da Manhã

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

História do Futebol

Memórias do Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário