Consulta

domingo, 9 de maio de 2021

ABC inaugura estádio na capital pernambucana (I)

Atacante Francisco Rodrigues dos Santos, o "Xixico" era uma das atrações abecedistas

José Vanilson Julião

É público e notório que o alvinegro participa das inaugurações do Juvenal Lamartine (1928), Castelo Branco (1972) - depois João Machado - e do Maria Lamas Farache (2006), mas nenhum jornal da capital potiguar, antigos e atuais, cita a abertura do "ground com medidas regulamentares" no Recife.

O DIÁRIO DE PERNAMBUCO (sexta-feira, 26/10/1934) relata: - As últimas exibições potiguares em nossos campos tiveram a propriedade de agradar ao público com acentuado interesse. Na edição sabatina informa a chegada, a noite, em trem da Grest Western, da delegação base do elenco norte-rio-grandense no Brasileiro de Seleções.

O DP (terça-feira, 30) noticia a inauguração dos "remodelamento e melhoramentos internos" do campo (Rua Castro Alves) do alviverde Centro Esportivo da Encruzilhada (domingo, 28), com a distribuição de bilhetes aos "cavalheiros, senhoras e crianças não acompanhadas de sócios, militares e automóveis."

O centenário periódico aponta: "Falha de técnica, orientação e entusiasmo dos locais regularmente disputada pelos visitantes, controlando melhor as jogadas não encontraram dificuldades para vencer."

- Não fosse mesmo a excepcional atuação do goleiro Gouveia a contagem provalmente teria se elevado muito mais em favor do visitante. Os demais componentes da defesa e do ataque não acertaram em conjunto.

Dos visitantes Xixico apareceu com algum destaque, produzindo jogadas de mérito. Os demais no mesmo nível técnico. Com entendimento em vários setores e rapidez na locomoção.

Aos dois minutos Xixico marca aproveitando passe de Osvaldo e este, no começo da etapa complementar, faz o segundo. Aos 28 Gondim desconta. A 13 minutos do apito final do árbitro Zezé Fernando Xixico amplia.

SEGUNDO JOGO

O clube potiguar havia enfrentando em Natal o Tricolor em 1916. O segundo jogo no recém inaugurado campo da Veneza brasileira: Santa Cruz 3 x 1 ABC (quarta-feira, 31). O árbitro Manoel Pinto, com atuação "geralmente apreciada" encerra nos minutos finais devido incidente.

Tricolor: Dadá, Marcionilo, Martins (Orlando), Zezé, Sebastião, Ernani, Valfrido, Lauro, Tará (Limoeiro), Sidinho e Estevão. Alvinegro: Nenê, Dorcelino, Nezinho (Paulino), Osvaldo, Mário, Acácio, Augusto, Simão, Hemetério, Xixico e Raimundo.

Na preliminar, o segundo quadro do Santa Cruz venceu o time do Encruzilhada por quatro a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário