Consulta

quarta-feira, 26 de maio de 2021

A excursão do Alecrim ao Recife (final)

Derrotas para o CS Tabajaras e selecionado Associação Suburbano

Estádio da Jaqueira serviu ao futebol pernambucano durante duas décadas

Por José Vanilson Julião

Com a credencial de campeão invicto da Zona Norte (Associação Suburbana) contra o Íbis do treinador uruguaio Humberto Cabelli, o Tabajaras chega na sexta-feira (15/9/1939) ao encontro inédito, já escalado, como noticiara o DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

E finalmente o centenário periódico relaciona, de fato, o elenco alecrinense: Edson, Leônidas, Pery, Pauleto, Manoel Pinto, Bararau, Miranda, Piolho, Gentil, Professor e Pajeú.

Não com os reforços anunciados: os abecedistas Manoel Francisco da Silva (Nezinho), Francisco Rodrigues dos Santos (Xixico), o americano Demóstenes César da Silva e o treinador uruguaio e centromédio alvirrubro Emiliano Graciano Acosta Torres.

Entretanto escala o goleiro americano Edson (reserva de Domício Bezerra das Neves, o Nenê, no elenco potiguar de 1934, que chegou à semifinal do Brasileiro de Seleções contra a Bahia após eliminar paraibanos, cerearenses e pernambucanos), o zagueiro Leônidas Bonifácio (América), Piolho (Santa Cruz) e o alvinegro Pajeú.

Como árbitro Manoel Rabello (São Paulo Futebol Clube). No campo da Jaqueira o clube local entra de branco. Domina totalmente e o visitante chuta a gol uma única vez, “sem técnica, conjunto, um time medíocre”.

- Não fosse o juiz, desconhecedor das regras e que procurava por todos os meios impedir o aumento do escore por certo haveria maior número de tentos. O curioso da análise: - O visitante tem a seu favor uma única justificativa: jamais jogou a noite. Pode ser que os players tenham se encadeado.

Ivo (a dez minutos do final do primeiro tempo). Três gols anulados no tempo complementar devido “impedimentos imagináveis”. Na etapa final: Haroldo 13, Oséias 15 e Ivo 40. Preliminar: Auto Sport 3 x 2 Moinho Recife

Segundo jogo

Seleção suburbana 5 x 3 Alecrim. Na edição dominical insiste com os reforços primeiros nominados: “Apesar do insucesso aguarda-se melhor atuação do clube potiguar, que comparece com jogadores nossos conhecidos que não atuaram contra o Tabajaras”.

O primeiro tempo: 3 x 1. “Jogo fraco, sem técnica, para uma pequena assistência (inferior ao primeiro jogo)”, eis o resumo do analista. Preliminar: Estudantes 4 x 0 Ponto de Parada.

O estádio

Construído em 1918 ao ser a casa do alviverde da estrada do Arraial (1920/36) fica conhecido como “América Parque”. A “Jaqueira”, com capacidade para dois mil torcedores passa ao Tramways (1936/41).

A partida inaugural: Sport 4 x 1 CS Peres (7/11/1920). Último jogo: Santa Cruz 4 x 1 Great Western (3/4/1941). 20 clubes jogaram no estádio, com 474 jogos e 2.406 gols. Com dez decisões.

Primeira final: Sport 1 x 0 Santa Cruz (3/4/1921). O Tricolor vence mais vezes em duas décadas: 31, 33 e 35. Sendo, também, o maior vitorioso na: 85 vitórias em 142 jogos.

O jornalista Lenivaldo Aragão:  "O estádio abraçou o futebol amador. Os bondes conectavam o centro à Jaqueira. A falta de arquibancada era compensada pelos piqueniques que os espectadores faziam ao redor do gramado.

Náutico, Santa Cruz e Sport disputam partidas em pé de igualdade, por exemplo, contra o “Locomoção” e “Torre”. O clube da The Pernambuco Tramways & Power Company Limited conquista o bi invicto 1936/37 sobre o Sport. 

Atualmente chama-se Parque da Jaqueira (Zona Norte). Abriga equipamentos esportivos: pista de Cooper (900 metros), ciclovia (820 metros), e áreas para bicicross e skate.

FONTES

Diário de Pernambuco

Super Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário