Consulta

segunda-feira, 24 de maio de 2021

A primeira excursão do Alecrim ao Recife II

Reforços - do ABC, América, Santa Cruz e Paysandu - não se concretizam

Graciano Acosta era um dos reforços indicados pelo jornal pernambucano.

José Vanilson Julião

Na semana da estreia o primeiro adversário, o tabajaras, que havia empatado as duas primeiras partidas da decisão, vence o Íbis (2 x 1 - domingo, 10) e conquista o caneco da Associação Suburbana de Desportos Terrestres. Na preliminar o placar é invertido.

Nas edições da quarta e quinta-feira (13 e 14) o DIÁRIO DE PERNAMBUCO noticia que o clube esmeraldino potiguar poderia contar com algumas estrelas dos principais clubes natalenses.

O periódico declina o nome do volante uruguaio Graciano Acosta Torres, contratado pelo América em maio/junho de 1939 como "double" de jogador e treinador, depois de passar pelo São Paulo, Grêmio (Porto Alegre) e Náutico. Assunto lembrado anos depois na TRIBUNA DO NORTE pelo falecido jornalista e pesquisador Everaldo Lopes Cardoso.

Também é citado outro americano, o meia atacante Demóstenes César da Silva, que aparecer no segundo quadro (aspirante) alvirrubro dois anos antes. Depois de servir ao selecionado potiguar, ABC, Ferroviário (Fortaleza), transfere-se para o Botafogo carioca (1944) e encerra a carreira no futebol colombiano, na época da liga pirata (1950/53).

Outro famoso indicado: o cearense Francisco Rodrigues dos Santos (1912 – 1943), o "Xixico", artilheiro pelo Fortaleza (1926/29). Veio para a capital potiguar durante crise entre o Tricolor cearense e a associação esportiva da capital alencarina. Pelo alvinegro alcança o título em 1932, o primeiro da série de dez conquistas.

O quarto reforço indicado: o zagueiro e capitão alvinegro Manoel Francisco da Silva, o Nezinho. "Todos já se exibiram em nossas canchas", diz o jornal, e acrescenta os desconhecidos: Leônidas Bonifácio, Pery, Geraldo, Magela, Mundica e Chorão.

Ainda indica o possível "onze" do Tabajaras: Louro, Aleixo, Junqueira, Ruy, Estácio, Didi, Alemão, Haroldo, Ivo, Frajola e Gondim.

Sobre o selecionado da Associação: - A ASDT apresentará um team poderoso exclusivamente de amadores, sem elementos de outros estados: Eládio, Aleixo, Querenga, Joca, Edgard, Biu, Haroldo, Ivo, Cancio, Setenta e Alberico. (José Vanilson Julião - Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário