Consulta

domingo, 30 de maio de 2021

O treinador uruguaio do América (II)

Panorama da capital departamental no centro-oeste do Uruguai

Acosta é citado em relato sobre o centenário do futebol em Tacuarembó

José Vanilson Julião

A entrevista ao repórter Eduardo Mérica, do sítio do Diário Uruguay (4/2/2015), com o tema “Imperdível historia do futebol de Tacuarembó”, desde o Museu Chacarero, o historiador Luis Maria Castro, encarregado da edição especial dos 100 anos da associação local, efeméride de cinco anos antes no departamento uruguaio.

Em 24/8/1910 é inaugurado o “Parque 25 de Agosto”, na Laguna das Lavandeiras. No entorno começa os quadros da primeira liga de futebol. Castro: “La Laguna marca uma particularidade como passeio e visita obrigada dos turistas. foi utilizada para corridas de bicicletas.

No âmbito natural foi utilizada por mulheres para trabalhar, lavando roupa pessoal ou por encomenda. O primeiro esporte praticado, 1890-1900, foi a pelota basca.

Em 24/7/1924 se funda Club Atlético Fiat Lux. Fundadores: José Lópes Rico, Washington, Diego e Dante Reherian, Pancho Pardias, Inocencio e José Lisandro, Luis e Ernesto Alamón. Em 25 o Oriental.

Três anos depois, com motivo de jogar o campeonato nacional, Tacuarembò e o Passo dos Toros disputam partidas, que terminam empatadas, para decidir a representação do departamento.

Acordo entre seleções resulta no combinado. Enfrentam Rivera e ganham (8 a 2). Graciano Acosta está entre os estreantes.

Consta que em 1934 está na capital uruguaia. No Montevideo Wanderers, fundado em 15/8/1902, por dois irmãos dissidentes do Albion (1/6/1891), sendo o clube mais antigo dedicado exclusivamente ao futebol e um dos quatro fundadores da Associação nacional.

Wanderers foi campão em 1906, 1909, 1923 e 1931 (invicto). De onde parte para o Brasil (assunto da próxima postagem)

Historiador Luís Maria Castro na entrevista ao site

 Fonte

Diario Uruguay

El Avisador (Diário Regional)

Sortitoutsi,net

Wanderers

Nenhum comentário:

Postar um comentário