Consulta

terça-feira, 19 de março de 2024

Surge dúvida sobre autoria da imagem dos presidentes (IV)

Foto a bordo do destroier registra o encontro dos presidentes Roosevelt e Vargas na capital do RGN

José Vanilson Julião

Diante da exposição preliminar do pesquisador e especialista em II Guerra, o paulista radicado em Natal, Frederico "Fred" Nicolau, pode-se concluir que o fotógrafo militar John "Jack" Raymond Harrison realmente não é o autor das imagens dos presidentes Roosevelt e Vargas.

Diante do quatro se tornou bem mais provável e substancial que ele tenha feitos imagens na capital potiguar, durante o conflito, em outras situações inerentes ao combate, patrulhamento da costa e do cotidiano na Base Aerea de Parnamirim, então distrito natalense.

Também é admissível que o repórter, em ocasiões anteriores, tenha se enganado ao afirmar que Jack Harrison teria sido o autor de três das mais famosas imagens do encontro realizado em 28 de janeiro de 1943.

Principalmente pelo fato de se amparar nas informações sobre o lançamento do livro dele (em 2011). Que, somente agora, tornam-se de ambiguidade relevante e com ruídos de dados evidentes.

Em nenhum momento há, taxativamente, qualquer indício que tenha estado na Rampa (base de hidroavião) ou no destroier em que aconteceu a reunião dos estadistas com a presença, entre outras autoridades, do comandante naval do Atlântico Sul, almirante Jonas H. Ingram.

Outro pormenor importante. O encontro entre os dois chefes de estado somente foram divulgados pela imprensa a partir da sexta-feira, no mais tarde no sábado, subsequentes ao secretíssimo diálogo entre eles.

O "Correio da Manhã", um dos maiores diários do Rio de Janeiro, por exemplo, sequer divulga qualquer foto do importante evento político e militar até um dia antes de completar uma semana.

Ainda no domingo, 31, trás apenas uma fotografia do desembarque de Getúlio Vargas no aeroporto do Galeão. Enquanto Franklin Delano Roosevelt já estava em casa.

O blog acionou Fred Nicolau para dirimir todas as dúvidas, principalmente sobre a fonte primária, secundária ou terciária que informa a ausência do americano na borda do Potengi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário