Consulta

sexta-feira, 8 de março de 2024

Colunista relega Ferroviário de Natal das "figurinhas" (II)

O tricolor Ferroviário de 1970 com alguns remanescentes da temporada do ano anterior

José Vanilson Julião

Hilo Rodrigues, volante competente

Pelo fato de morar em Cerro-Corá (Seridó) e vir somente a capital nas férias de meio e final de ano pouco conhecia dos clubes de Natal.

A situação começa a mudar de “figura” com as figurinhas do macarrão “Jandaia”, um dos produtos do portfólio de comercialização da indústria de biscoitos “Weston”.

Com o lançamento da campanha publicitária em agosto de 1969 logo depois começo a colecionar as estampilhas com jogadores do América, ABC, Alecrim e Ferroviário.

As figurinhas vinham numa única cor, meio que desbotada pela impressão, representativa de cada clube: vermelho, preto e verde. O tricolor da Estrada de Ferro era “meio” acinzentado/verde...

O selecionado nacional, que participava das Eliminatórias para a Copa do México (1970), como não poderia deixar de ser, era “amarela”, da Seleção “Canarinho”.

As 11 figurinhas vinham com os titulares de cada clube e do selecionado brasileiro treinado pelo jornalista gaúcho João Alves Jobim Saldanha.

Neste caso até então, pois alguns que apareciam foram cortados para a ida ao campeonato mundial pelo substituto, Mário Jorge Lobo Zagallo.

Casos do carioca Djalma Pereira Dias, do pernambucano Rildo da Costa Menezes, do ponta-esquerda paulista Jonas Eduardo Américo e do zagueiro Joel Camargo, os últimos do Santos.

Do arquivo do memorialista José Ribamar Cavalcante (publicada no blog "No Ataque") a formação do Ferroviário que ilustra a reportagem, de 1970, constam remanescentes do ano anterior, incluídos na “coleção” das figurinhas (em negrito):

Hilo Rodrigues (ex-América), Célio, Josenilton, Babau (ex-ABC), Eliezer (goleiro com passagem americana e campeão pelo Alecrim em 1968), Jácio Salomão, Ribeiro (ex-esmeraldino e América), Zé Ireno (ex-Globo, Campinense e América), George (ex-juvenil americano), Xuxa (revelado pelo próprio tricolor e ex-americano) e Edmilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário