Consulta

sábado, 2 de março de 2024

Um sábado atribulado com coleguinhas da imprensa potiguar (I)

Sucesso total o encontro; em primeiro plano, de chapeú panamá, Alex Medeiros, o organizador, alegre

José Vanilson Julião

Hildo Oliveira, Flávio Marinho, Osni Damásio; em pé:
João Maria Alves, Rubinho Lemos e Ricardo Rosado

Eu havia passado a madrugada acordado, com meus horários doidos, e lá por volta das 8h30 deste sábado já me encontro, de mala e cuia, sem lenço e documento, no "Sebo Vermelho", da Avenida Rio Branco, para o lançamento do livro de dar água na boca: a carne assada dissecada em letras pelo jornalista Osair Vasconcelos com o tempero competente de Abimael Silva.

Lá encontro o torcedor americano e advogado Carlos Roberto de Miranda Gomes, com quem converso sobre o rádio de antigamente e termino sabendo que o pai dele, o desembargados Jose Gomes da Costa, foi atacante do alvirrubro (campeão do Torneio do Centenário em 1922) e não atacante, como pensava;

o ex-prefeito macaibense, ex-deputado estadual e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas e contador de causos Valério Mesquita, a quem lanço lembranças do zagueiro “Vingador” (Osair é fã do antigo jogador), do Cruzeiro de Macaíba e Alecrim e ainda pergunto se o velho “Pax Clube” continua de pé (Miranda Gomes lembra que existia outro antes quando morou menino na metrópole a beira do Rio Jundiaí);

Osair chega no horário marcado (10 em ponto) para autografar os 400 livros impressos. E a fila aumenta: meus editores na "Tribuna do Norte": Antonio Melo, Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti e “Diário de Natal” Albimar Furtado, um dos cinco torcedores do Bangu que tenho conhecido por este Nordeste, irmão de Adamires (um dos maiores noticiaristas do rádio potiguar);

o colega Flamínio Oliveira, companheiro do mano Valdir em "A República". E muito mais gente conhecida do meio jornalístico e outras personalidades, como o desembargador Manoel Onofre Júnior.

Saio de lá por volta das 11h30, pensando que Valdir me traria de volta para casa, mas eis que ele, temendo uma negativa pelo meu cansaço, ainda diz que vai passar no encontro dos jornalistas organizado por Alex Medeiros no Iate Clube em Santos Reis. Pelo contrário, não reclamo, e como prêmio ganho a excelente, prestativa e hilária companhia de Flamínio (segura até minhas muletas para eu entrar no meu agora preferido espaço no carro, o largo e amplo banco traseiro).

É justamente da agremiação dos comodoros e navegantes que passo a comentar os flagrantes do coleguinha João Maria Alves. Primeiro com José Valdir Julião relembrando ao deputado federal Ney Lopes de Souza o caso do mimeografo a álcool, presente dele a um quinteto de adolescentes de Cerro Corá para a impressão do jornalzinho mensal "Correio Estudantil", com as primeiras edições (1973) tirada no mimeografo a tinta do Grupo Escolar Querubina Silveira (só os “antigos” sabem o que é isso: uma mini impressora portátil).

Entre os presentes confabulam o jornalista Rubens Lemos Filho, Valdir Julião (não sei o teor da hilária estória que contavam. Estava na outra ponta da longa mesa) e o coleguinha Garibaldi Alves Filho. Pois antes de encarar a carreira política – deputado estadual e federal, governador e senador – andou dando uma de repórter na "Tribuna do Norte".

Além de que, quando já eleito para cargos públicos, no Legislativo principalmente, apresentava o programa "Falando Francamente" na Rádio Cabugi. Os comentários dele ocorriam depois da "Patrulha da Cidade" e antes da resenha esportiva (se não falha a memória).

Até lembrei na saída dele: - Quando lhe vejo só lembro de Ubiratan Camilo de Souza (pernambucano, radialista da área policial, ex-árbitro de futebol) dizendo na escadaria da “Cabugi”: “Me dê cinco contos...!” As vezes “Bira”, até me antecipava e dizia, eu escorado no balcão de cimento da portaria da entrada, onde Núbia (irmã do radialista, vereador e, principalmente, torcedor abecedista) recebia e anotava os avisos diversos para o programa “Patrulha da Cidade”.

Rubens Manoel Lemos Filho (colunista esportivo da TN), Garibaldi Alves Filho e José Valdir Julião


Nenhum comentário:

Postar um comentário