Consulta

sábado, 2 de março de 2024

Noticiário americano sobre fotógrafo do encontro com presidentes (III)


Terceira parte da longa reportagem do site "Greenville Hockessin & Life" sobre "Jack" e o livro

Steven Hoffman (29/6/2016)

O dever da Quarta Frota era destruir os submarinos do Poder do Eixo e bloquear os corredores que transportavam materiais de guerra essenciais.

A frota também queria impedir o naufrágio de navios mercantes brasileiros e aliados. O Mediterrâneo era perigoso para navegação, por isso o estreitamento do Atlântico Sul era estrategicamente crítico.

Harrison foi capaz de usar as habilidades fotográficas para documentar e preservar as atividades de guerra na área.

Uma de suas fotos favoritas no livro é de sete pilotos do VP-83 e um tripulante em uma cidade de tendas em Natal. “Tenho muitas fotos das tripulações dos aviões”, explicou ele.

Ele também tem fotos de como era o Brasil na década de 1940, além de imagens dos moradores da região. Inclui foto modernas de cidades ao lado de fotografias da década de 1940 para ilustrar como mudaram.

Natal, por exemplo, tinha cerca de 50 mil moradores. Hoje é de mais de um milhão de pessoas. Amigos o ajudaram tirando fotos modernas de algumas áreas do Brasil.

O livro também inclui reflexões sobre a guerra e os acontecimentos subsequentes. Houve muitos livros e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.

Mas, segundo Harrison, não houve abundância de fontes que analisassem o conflito no Atlântico Sul. Ele disse que as contribuições dos brasileiros têm sido esquecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário