Consulta

terça-feira, 19 de março de 2024

Surge dúvida sobre autoria da imagem dos presidentes (I)

Roosevelt e Vargas na capital potiguar. Detalhe para a origem da imagem. Sem crédito autoral

Especialista contesta autoria da fotografia do encontro ocorrido em janeiro de 1943 na capital potiguar

José Vanilson Julião

Fred Nicolau contesta

Considerada uma das autoridades locais em falar sobre a II Guerra, como membro da Fundação Rampa, o paulista Frederico "Fred" Nicolau levanta um novo mistério sobre o fotógrafo que teria feito as imagens dos estadistas americano e brasileiro.

Uma reportagem assinada por Jean-Philip Struck para o site Deustch Weller (22/8/2022) é ilustrada com a imagem dos estadistas Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Dorneles Vargas.

Feita durante encontro em Natal (quinta-feira, 28 de janeiro de 1943), ocorrido dois dias antes do político ianque comemorar o aniversário de 65 anos.

O crédito no rodapé da fotografia indica distribuição da agência de notícias norte-americana Associated Press (do famoso acrônimo AP).

Com origem da "United States Army Air" (força aérea). Na mesma reportagem sobre a declaração de guerra, em agosto de 1942, portanto anterior ao encontro, é publicada outra foto.

Com os dois chefes de estado a bordo do destroier ancorado no Rio Potengi. Esta imagem tem como origem "United Archives/WHA". Também sem a identificação do fotógrafo.

Vargas e Roosevelt a bordo do navio no "Potengi". Detalhe para a origem da foto abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário