Consulta

domingo, 24 de março de 2024

Simplória e improvisada hemeroteca e biblioteca esportiva (I)


José Vanilson Julião

Ela não é enorme. Começa tímida. Sem pretensão nenhuma. Pelo acaso. É minha pequena "coleção" de revistas e livros com assuntos sobre futebol.

Começo a juntar as publicações ao herdar, sem planejamento, a "Revista do Esporte" (1959/70), fundada por Anselmo Domingos.

O impresso carioca portanto vem dos tempos de menino. Em Cerro-Corá (Região do Seridó), a 190 quilômetros de Natal.


Eram compradas semanalmente pelo meu pai, o comerciante e vereador José Julião Neto, provavelmente, não sei, em bancas de Currais Novos ou da capital potiguar.

Fora ele, na cidadezinha interiorana, somente conheço outro comprador da "RE", o amigo dele, o comerciante, dono de bar, Arian Félix, hoje aos 90 e poucos anos.

Além das "Revista do Esporte", ainda devo ter, no amontoado do quartinho dos fundos, uma quase desconhecida "Futebol e Outros Esportes", também dos anos 60.

Também da herança paterna deve estar lá, ainda, no cubículo referido, os primeiros livros adquiridos por Zé Julião, torcedor botafoguense desde 1948, tempos do cachorro "Biriba".

"Subterrâneos do Futebol", de João Saldanha, onde ele conta as peripécias dos jogadores botafoguenses quando foi técnico do "Glorioso" na campanha do título carioca (1957).

"A Hora e a vez de João Saldanha" (1969), agora treinador do selecionado nacional, de Pedro Zamora, fundador da "Editora Gol', uma das primeiras especializadas em literatura esportiva.

Em 1970 passei a colecionar, ai sim, por vontade pessoal e do meu irmão, José Valdir Julião. A revista semanal "Placar" (Editora Abril), lançada em março de 1970.

E tenho algumas da "Manchete Esportiva" da década de 70, da Bloch Editores, após a segunda fase de meados de meados dos anos 50.

A "Placar", na fase mais gloriosa, até os anos 80 (antes de passar a mensal e retornar semanal), era adquirida em Natal, toda terça-feira.

A religião era aguardar meu pai retornar na noite daquele dia, da capital, para onde viajava com passageiros na Kombi verde.

Quando trazia, também, os rolos de filmes para o Cine Canário, em latas de zinco apropriadas, retiradas numa distribuidora no primeiro andar da antiga estação ferroviária da Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário