Consulta

terça-feira, 16 de abril de 2024

EXCLUSIVO: documentos provam a existência da primeira "copinha" nordestina

JOSÉ VANILSON JULIÃO


Já relatei a divulgação e a importância dos raros documentos que proporcionaram obter dados exclusivos sobre a I Copa Nordeste de Futebol Junior, realizada em janeiro de 1994, no Recife.

Porém os dois documentos, agora expostos na imprensa potiguar, de forma inédita, são objetos de duas diferenças observadas pelo repórter.

O primeiro tem o papel timbrado com a identificação do América, único representante do RN na competição e substituído pelo ABC na segunda (1998).

Este tem a assinatura do supervisor Rui Soares da Silva, falecido em 3 de novembro de 2014, aos 73 anos, depois de servir ao esporte como o dirigente em pelo menos três instituições.

Como presidente do Racing, do bairro das Rocas e presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol nos anos 80. A última função como supervisor mais uma vez do alvirrubro.

Na ocasião Rui Soares dá ciência ao Juizado de Menores (4 de janeiro) sobre a viagem dos jovens atletas por ônibus da Empresa Nápoles.


O segundo não fica atrás na raridade. Apesar de não ter o timbre acima do espaço em branco no papel preenchido com informações também muito importantes.

Com as datas, placar dos jogos e outros detalhes: como o “onze” do time titular e os suplentes americanos.

Além do melhor jogador na competição (o meia-atacante Marcos "Boiadeiro", apelido pela semelhança com outro jogador mais famoso) e o goleiro menos vazado, o Gilson Pedro de Souza).

Sem a chancela burocrática do clube, mas com a "oficial" grandeza e perspicácia pela função de administrador da Pousada do Atleta e do Estádio General Everardo Vasconcelos.

No caso o ex-jogador e memorialista José Ribamar Cavalcante, alvo de uma excelente biografia escrita pelo jornalista Kolberg Luna Freire.

Foi ele, logo após o encerramento, com o América na terceira colocação invicto, que registrou para a história os dados disponíveis pela presença.

Furando o bloqueio da deficiência da cobertura da imprensa local na ocasião.


2 comentários: