Consulta

sexta-feira, 2 de abril de 2021

O jogador potiguar nas Olimpíadas de Tóquio

Aladim (agachado, no centro) no ataque do São Cristóvão

josé Vanilson Julião

Após chegar à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções estaduais (1934), ao eliminar paraibanos, pernambucanos, cearenses e perder para os baianos, a imprensa apelidou o elenco potiguar deFantasmas do Nordeste”, o selecionado norte-rio-grandense voltou a realizar excelente campanha entre o novembro/1959 e janeiro/1960.

Passa pela Paraíba, Alagoas e Ceará. Na semifinal é eliminado (derrota e empate) no Juvenal Lamartine. Em comum com dirigentes cariocas. Como prenúncio o semanário “O Poti” (12/6/1960) anuncia dois do elenco na provável lista para a Olimpíada de Roma: - Gradim (Francisco de Souza Ferreira – Vassouras, 15/6/1908 – Rio, 12/6/1987) entregou a lista: Antonio de Pádua Mendes de Aguiar (companheiro no Riachuelo) e Geraldo Teixeira (Natal, 5/5/1937), o Aladim, convocados.

Com o subtítulo: - Aladim, contudo, já é profissional. Na época no Náutico. Pelo qual participa de dois amistosos: Olaria (3 x 1 – 30/3) e Sport (3 x 1 – 7/4). Marca um gol em cada. Mas somente quatro anos depois se concretiza o enunciado, ocasião que ele atua na Guanabara.

Aladim se torna o primeiro norte-rio-grandense a participar dos Jogos Olímpicos no Japão (1964). Como companheiros o atacante Roberto Miranda (Botafogo), o meia Zé Roberto Marques (São Paulo, 31/5/1945 – 7/5/2016), contratado pelo ABC na década seguinte, além de Eliseu Antonio Vinagre Ferreira de Godoy (Santos, 17/10/1945), vendido para o belga Anderlecht, e o zagueiro botafoguense Mura (Maurício Pereira Barros).

Aladim começou no juvenil americano, passou pela antiga categoria de aspirante e titular (14 jogos – 54/55). No ano seguinte está no Grêmio Natalense – originado do Brasil de Pedro Teixeira da Silva (Pedrinho 40), pelo qual participa da maior zebra na estréia do campeonato estadual ao vencer o ABC (1 x 2). A Tribuna ironiza: “O avô apanhou do netinho”.

1957: continua na equipe gremista do Alecrim, que havia revelado o goleiro Dinarte Soares (Alecrim e América), o zagueiro Herwin de Souza Hackradt (América) e o meia-atacante Wallace Gomes da Costa (América, Alecrim e ABC), com foto do elenco estampada na revista Sport Ilustrado (1952). Pelo Riachuelo Atlético Clube (33 vezes no Estadual – 58/59).

Campeão no Rio

Ao lado do meia-atacante carioca Ivo Ribeiro Soares (12/6/1938), outra estrela do clube naval, que servia no Centro de Instrução Almirante Tamandaré (CIAT), atual base Almirante Ari Parreiras, que também seguiu para o clube cadete e da mesma forma convocado para a Seleção Olímpica. Depois chegou a compor no elenco do Flamengo.

Após três décadas o Carioca retorna com uma divisão secundária e quatro clubes suburbanos: Campo Grande (Zona Oeste), Madureira, Olaria e São Cristóvão (estes da Zona Norte). O clube alvo conquistou invicto a agora Divisão de Acesso.

Dissolvida em 1966 todos participaram da divisão de elite. O presidente Neivas de Aguiar Mazza promete ‘bicho’ (80 mil cruzeiros) pela vitória contra o Campo Grande na sexta e última rodada do returno. A “caixinha” dos associados, até a noite de domingo (4/7/1965), data da decisão em casa, no Estádio Filgueira de Melo, rende Cr$ 5 milhões.

Sites especializados em fichas de atletas o confundem com o ponta-esquerda Aladim Luciano (Barra Mansa/RJ, 13/10/46) mais famoso, campeão carioca pelo Bangu (1966), passa pelo Corinthians, Coritiba, Atlético/PR e Colorado, atual Paraná, fruto da fusão com o clube Pinheiros, antigo Água Verde.

 

SÚMULA

São Cristovão 2 x 0 Campo Grande

São Cristovão: Balbino, Edson, Ailton, Elton, Turcão, Elizeu, Jair, Jorge, Gilberto, Aladim e Calazans

Campo Grande: Ridir, Paulo, Guilherme, Geneci, Carlinhos, Ezequiel, Hércio, Norival, Domingos, Jonas e Nodir

Gols: Calazans 21/1 e 42/2

 

ELENCO

Jorge Balbino

Paulo Carvalho Batista (Manga)

Edson Furtado de Mendonça

Ailton Germano Rosa

Helton Rodrigues da Silva

Luís Paes Leme (Turcão)

Eliseu Antônio Ferreira Vinagre de Godoy

Gilberto Marques

Jorge da Costa

Gilberto Fraga (Gilberto II)

Geraldo Teixeira (Aladim)

Moisés Francisco de Oliveira

José Alves Calazans

Técnico: Silas da Silva

 

FONTES

Bangu

O Gol

Raymundo Quadros

Tribuna do Norte

Diário de Natal

Diário Carioca

Última Hora

Luta Democrática 

FacebookTwitterE-mail

Histórico do Riachuelo no Campeonato Potiguar 1949/1993 – Júlio Bovio Diogo, Marcos Trindade e Rodolfo Pedro Stella Júnior (2018).

2 comentários:

  1. O propósito é resgatar personagens esquecidos e assuntos inéditos que não são focados pela imprensa atualmente.

    ResponderExcluir