Consulta

sábado, 17 de abril de 2021

O treinador que perdeu o torneio seletivo

Ivan Navarro (terceiro em pé à esquerda) integrou linha de defesa do Olaria A.C no campeonato carioca de 1962

José Vanilson Julião

Aconteceram as desistências dos campeões mundiais Zózimo Alves Calazans (Salvador, 19/6/1932 – Rio de Janeiro, 21/9/1977) e Orlando Peçanha de Carvalho (Niterói, 20/9/1935 – Rio de Janeiro. 10/2/2010). Quem acaba contratado: o paraense Ivan Luiz de Carvalho Navarro (Oriximiná, 6/1/1931 - Curitiba, 7/5/2018).

Deixou o Clube de Regatas Brasil/CRB (Maceió/AL) e chegou na noite de 18/1/1974 indicado pelo empresário Daniel Pinto. O presidente Aluísio Bezerra (junta governativa) acerta contrato por Cr$ 10 mil de luvas e seis mil mensais. Para treinar o ABC primeiro no torneio seletivo imposto pela CBD para apontar o representante potiguar no Brasileiro.

Apesar do tetra estadual do ano anterior, porém com o castigo a excursão no final do ano como alternativa por ficar de fora da competição, devido à punição e suspensão de dois anos por entrar em campo com três jogadores irregulares no Brasileiro de 1972 na vitória sobre o Botafogo carioca. A boa participação do substituto e vice no Nacional foi a deixa para a competição. Navarro assiste o alvinegro contra o Riachuelo, no Torneio Apern, e assume com derrota no amistoso contra o Náutico fora.

Ivan Navarro
O alvirrubro empata (0 x 0 - quarta-feira, 6) com 27.188 pagantes, vence o segundo (3 x 1 - domingo, 10), com gols de Washington (2), Nilson (contra) e Danilo Menezes, diante de 29.511 torcedores. Na decisão perde no templo complementar, mas ganha a prorrogação com um gol de cabeça por cobertura do jovem ponteiro esquerdo aos oito minutos do tempo complementar (2 x 2 - quarta-feira, 13/2), com este público: 35.983.

O filho de João de Deus Navarro e Lydia de Carvalho e irmão de Alberto, Argemiro, Marluce, Argemiro Fernando, Cláudio Moacir, Ivete, Sérgio Alexandre e Anna Maria - a única viva no ano em que Ivan falece - foi casado com dona Ivete Ferreira, com quem não teve filhos. Começa pelo selecionado local, Trombetas e Santo Antonio.

Nos anos 50 o zagueiro Navarro aparece no elenco do Bangu (54/56), o alvirrubro do bairro homônimo da Zona Oeste carioca, pelo qual atua 17 vezes, com nove vitórias, cinco empates e três derrotas. Está no elenco banguense que enfrenta o Remo (2 x 0 - 24/4/55) em Belém. E provavelmente no time paraense em preparação para o Campeonato Brasileiro de Seleções contra o Remo (1 x 1 - 6/1/1954). Serve o selecionado carioca em 1956.

Sobre a foto o leitor mineiro José Eustáquio Rodrigues Alves, de Patos Minas, informa no blog do Milton Neves, mais se parece um combinado “carioca” América/Bangu, com a camisa da CBD: Nadinho (Bangu e Bahia), Rubens (América e Esportiva/Guaratinguetá), Navarro (Olaria e América), não identificado, Osvaldinho (América e Sporting/Lisboa), Nilton dos Santos (Bangu), Calazans (Bangu, América e Fluminense), Hilton Porco (América, Bangu e Guarani/Campinas), Paulo Valentim (Botafogo e Boca Junior), não identificado e Décio Esteves (Bangu e Campo Grande).

"Correio da Manhã" informa amistoso do América na Venezuela

Madureira em 1958. Pelo Flamengo estreia em 7/5/1959 e faz o último jogo em 24/4/1960, com um total de 17 partidas, nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas. A melhor participação ocorre quando defende o Olaria, quando termina em sexto lugar no Carioca (1962) entre 13 competidores, abaixo do Bangu e acima do América, posição que leva o clube suburbano ao Torneio Rio - São Paulo do ano seguinte. No elenco "bariri": Murilo (posteriormente no Flamengo), Haroldo, Casemiro, Nelson, Walter Cané (fez sucesso no exterior) e Rodarte.

Encerra a carreira no venezuelano Tiquiri Flores com registro de derrota para o América (1 x 2) na segunda partida da excursão do clube carioca em 1965. Em Caracas faz a faculdade de Educação Física e começa a trabalhar como técnico. Passa pela Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes. No currículo, não necessariamente pela ordem, estão: Olaria, América/RJ, Fluminense (Feira de Santana), Londrina, Criciúma, Botafogo/PB e Atlético/PB.

Na segunda-feira do desaparecimento um blog da terra natal reproduz texto do "parente" Fernando Jares Martins (Blog "Pelas Ruas de Belém" - 8/7/2014), "Reencontro com sabor de Gol", no qual o autor conta as peripécias para encontrá-lo e informar do paradeiro a família, o que acaba acontecendo.

No clima da Copa do Mundo uma senhora que cuidava de um idoso em apartamento de Copacabana, com o auxílio de um neto, conseguiu encontrar entre as coisas dele um telefone. Com o número de contato com uma sobrinha do antigo atleta. - Ivan é irmão de minha sogra, o tio de quem a Rita falava de vez em quando, que conhecera na infância...

Ivan Navarro é o terceiro em pé (à esquerda) no combinado carioca que representou a Seleção Brasileira

FONTES

Bangu.net

Blog do Marcão

Espoca Bode

Flaestatística

Terceiro Tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário