Consulta

quinta-feira, 15 de abril de 2021

As primeiras temporadas fora de casa

Irmãos Carvalheira (Fenando, Zezé e Artur) jogaram em Natal pelo Náutico
Após a Paraíba e Pernambuco é a vez de enfrentar times do Ceará

José Vanilson Julião

Depois de protagonizar o primeiro amistoso interestadual e enfrentar o primeiro paraibano o ABC torna a se bater com outros dois forasteiros no Torneio Coronel Murad, em homenagem a Aeronáutica, nesta capital.

Os jogos foram realizados em rodada dupla e o principal rival, o América, é o campeão. O jornal A REPÚBLICA publica uma quarta rodada, mas os resultados não são encontrados nos dias posteriores.

O Asas era pernambucano. O Calouros, o segundo colocado, não é o mesmo tricolor (vermelho, verde e branco) cearense fundado em 1952

Primeira rodada (9/9/1927): América 6 x 1 Asas e ABC 2 x 2 Calouros do Ar. Segunda rodada: ABC 0 x 4 América e Asas 1 x 2 Calouros do Ar.

Em maio de 1929 o alvinegro parte para a primeira excursão fora do Rio Grande do Norte. Surpreende e vence, pelo mesmo placar (3 x 1) o alvinegro Ceará e o tricolor (vermelho, azul e branco) Fortaleza.

Novamente em casa enfrenta pela primeira vez o Clube Náutico Capibaribe (24/4/1934 - 4 x 2) com João Manoel (2), Fernando Carvalheira e Zezé Carvalheira marcando para o alvirrubro.

Cinco dias depois surpreende e vence o Sport (5 x 3) fora de casa, com gols recifense de Alemão (2) e Marcílio Aguiar. Assim completa o ciclo de atuar contra o trio de ferro local.

Dois dias depois do América perder para o Santa Cruz (1 x 2), no feriado da Independencia, a segunda partida entre o alvinegro e tricolores ocorre em 9/9 do mesmo ano, quando vence por 4 a 3, com os gols pernambucanos de Lauro Monteiro (2) e Tará.

Ainda em 1934 o ABC retribui a visita e vence o Santa Cruz dia 30 de outubro com os mesmos jogadores adversários repetindo o número de gols cada um e perde por 3 a 1.

No campo da Associação Riograndense de Atletismo (ARA), que ainda não se chamava Estádio Juvenal Lamartine, a quarta partida entre eles acontece em 18/10/1936 (3 x 3) com gol pernambucanos Tará, Zé Orlando e Pequeno.

O Timbu volta a enfrentar o alvinegro, fora, e empata (22/11/1936 - 3 x 3) com gols recifenses de Artur Carvalheira (2) e Zezé.


Fontes

Campeões do Futebol

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol 80

Jornal da Grande Natal

Navegos


Nenhum comentário:

Postar um comentário