Consulta

quarta-feira, 14 de abril de 2021

O alvinegro é pioneiro em amistoso interestadual

Convite parte do estudante de Direito e futuro presidente da República

José Vanilson Julião

Antes de enfrentar o Cabo Branco (ver postagem anterior) em 15/11/1916, feriado da Proclamação da República, ocorre o primeiro amistoso interestadual, tanto para o ABC como para o Santa Cruz, considerando clube em atividade, pois o extinto Minas Gerais Football Club foi o primeiro pernambucano a atuar fora, contra o América paraibano (4 x 0 - 13/10/1912).

Cafe Filho 
O estudante de Direito João Fernandes Campos Café Filho (Natal, 3/2/1899 - Rio de Janeiro, 20/2/1970) acorda com o Álvaro Ramos Leal. O elenco viaja dia 13 em trem da Great Western e se aloja no Hotel Internacional, no bairro da Ribeira. Acompanhava a delegação o comandante do 49 Batalhão de Caçadores, major Arsênio Borges, pai de um dos atletas e presidente de honra, além do diretor Heitor Costa.

As 13 horas daquele dia o alvinegro recebeu a embaixada coral na Associação Comercial, em "sessão cívica" com a presença do vice-governador, o professor Henrique Castriciano. Um dos jornais da capital potiguar noticia: - O resultado do jogo é difícil prever, entretanto, todos os meios e recursos superiores, que dispõem em Pernambuco e que nos faltam por completo, as possibilidades de vitória pendem para o visitante.

A banda de música do Batalhão de Segurança abrilhanta os momentos preliminares na Vila Cincinati, onde hoje funciona a Escola Estadual Anísio Teixeira, entorno da atual Praça Pedro Velho. Como árbitro Alberto Roselli, recém chegado de estudos na Suíça, e com os auxiliares Luiz Potiguar Pinheiro e Antonio Freire a postos, o primeiro tempo é movimentado, com Júlio Meira e Sá abrindo a contagem e o tricolor empatando, mas vira na etapa complementar com Pitota, Tiano e Américo.

Pitota

ABC: Avelino Alves Freire Filho (Lili), Cor de Rosa, Zé Pinheiro, Arari de Brito e Silva, Manoel Gomes, Deão (Tarugo), Zé Barreto, Júlio Meira e Sá, Zé dos Santos, Alemão e Rochinha; Santa Cruz: Ilo Just, Mangueira, Nelson, Valença, Arsênio, Teófilo, Manoel Pedro, Zé Castro, Pitota, Tiano e Américo Dória

A pesquisa encontra pequenas divergencias nas escalações, mas entre os jogadores estão os reservas locais Bigois, Moura e Aurino, mais Otávio e Fausto (pelo tricolor) com reservas: Antonio Almeida, Mário Rosas, Gastão Sá e Manoel Gonçalves.

Entre os atletas o estudante de engenharia Teófilo Batista de Carvalho, o Lacraia, primeiro negro a jogar e responsável pelo desenho do escudo estilizado de uma ancora branca, representando firmeza e tranquilidade, com gomos em vermelho e preto. E também o futuro médico Martiniano Fernandes, o Tiano. Além de Alcindo Wanderley, o Pitota, considerado o primeiro artilheiro e ídolo tricolor.

A noite os rapazes participam de baile no Natal Club. No dia seguinte banda de música da Escola de Aprendizes Marinheiros faz a despedida dos pernambucanos, que desembarcaram na estação ferroviária das Cinco Pontas, ocasião em que a torcida acompanha o grupo em bonde ornamentado até a sede da Rua da Gloria, no bairro Boa Vista. A noticia, por telegrama, da vitória, mereceu enorme cartaz a entrada do Cine Guarany, em Olida.

O Associado "Diário de Pernambuco" (11/5/2009) conta tudo sobre um dos mais de 5.200 jogos do Tricolor na quinta reportagem da série "Paixão Traduzida em Cores" (Primeiros Passos - Futuro presidente da República leva Santa Cruz para jogar em Natal).

Fontes

Diário de Pernambuco

Campeões do Futebol

Curiozzo

Coral Jampa

Futebol 80

Memórias do Santa Cruz

Só Sumulas

Tricolor do Arruda

Verminosos por Futebol


Nenhum comentário:

Postar um comentário