Consulta

segunda-feira, 7 de junho de 2021

O treinador uruguaio do América (VI)

Antecessores e a primeira temporada do jogador e técnico Graciano Acosta

José Vanilson Julião

A escolha da diretoria provisória e em seguida a efetiva aponta o diretor técnico e de esporte. Escolhidos entre 38 fundadores, dirigentes e atletas (total de três versões diferentes). Somente bem posteriormente a escolha recai em jogadores experientes.

O primeiro presidente indicado acumula a direção técnica. Francisco Lopes de Freitas, chefe do expediente da Prefeitura e do Departamento de Finanças, campeão de bilhar, amante do remo e presidente (14/7 a 14/12/1915).  Assinala-se também Francisco Lopes Teixeira (pode ser a mesma pessoa).

E também o diretor de esportes um dos fundadores, o estudante José Fernandes de Oliveira (Lélio). Chico Lopes ainda aparece na sequencia (1916, 19/21, 26/29 e 35) com Agnaldo de Almeida Tinoco (1919) ao lado. Arari da Silva Brito (1922) (funcionário federal em Macau nos anos 30) comanda no torneio da Independência em decisão com o ABC.

Em 1930 consta a comissão formada pelo mossoroense Hemetério Canuto de Souza, João Aciolly (Cabo João) e Pedro Pimenta Sobrinho. Os primeiros são do selecionado potiguar conhecido como "Fantasmas do Nordeste", pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Seleções (1934), ao eliminar paraibanos, cearenses e pernambucanos, sendo eliminado em Salvador pela Bahia.

No ano seguinte aparece o tenente do Exército Everardo Barros Vasconcelos, que deu nome ao demolido estadinho de Capim Macio nos anos 90, e três anos depois o comando é de Renato Teixeira da Mota (Neném), que apareceu no Sport Recife (1929), está no elenco rubro-negro contra o Elvira, e depois é campeão norte-rio-grandense pelo ABC no mesmo ano.

O levantamento pode ter inconsistencia devido a carencia de fontes, mas já é produto de uma lista paralela do pesquisador paulista, o empresario Carlos Roberto Ribeiro, 53 anos, responsável pelo blog "Almanaque dos Treinadores" e de uma página no Facebook sobre o assunto, tendo, inclusive, alçancado os nomes de pouco mais de mil técnicos no País até os anos 60.

Na temporada da capital paraibana (setembro de 1938) contra o Filipéia e Pitaguares o comando é do tenente Jaime Machado. Em 24 anos a regra é quebrada pelo presidente Rui Moreira Paiva (39/41), que tenta interromper a série de conquistas alvinegra e contrata para jogar e iniciar a carreira de treinador o uruguaio.

Explica o jornalista Everaldo Lopes Cardoso: - Os clubes ainda não tinham o coach especifico e eram dirigidos pelo ground comitê. A apresentação foi uma sensação no Juvenal Lamartine com presença de quase 500 torcedores.

O anúncio na última semana de abril pela imprensa pernambucana, de que retornaria ao Sudeste, indica que, provavelmente, já dirige no amistoso: América 3 – 5 Alecrim (domingo, 12/5) com arbitragem do atacante pernambucano (do Torre para o ABC) Hermes Marques Amorim. E também na eliminação do Torneio início (19/5): 0 – 1 ABC.

Os amistosos em Mossoró são alvos de reportagens do correspondente Lauro da Escossia para o DIARIO DE PERNAMBUCO. Com os oficiais são pelo menos sete jogos. E tudo indica que permanece até o começo do ano seguinte.

Resultados: América 1 – 1 ABC (domingo, 18/6), América 0 – 7 Centro (sábado 24), América 3 – 12 Mossoró (domingo 25), América 4 – 0 Santa Cruz (domingo, 2/7), América 1 – 2 Alecrim (domingo, 27/8).

O último jogo do returno não acontece. América – ABC (domingo, 24/9). WO em favor do ABC (11) e América (sete pontos).

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Jornal Zona Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário