Consulta

terça-feira, 29 de junho de 2021

O treinador uruguaio do América (XXII)

Parente do governador mineiro contrata Acosta para o campeonato

Por José Vanilson Julião

Governador mineiro é
sobrinho-neto de fundador
do Najá Futebol Clube

O presidente do Najá Futebol Clube entre 1951/52, "doutor" Armando Zema, tio-avô do governador de Minas Gerais, o empresário Romeu Zema Neto, 56, foi quem contratou o técnico Graciano Acosta Torres como reforço fora das quatro linhas para a participação no campeonato do Triângulo Mineiro.

O alerta sobre o parentesco com o dirigente, um dos fundadores do alvirrubro Nacional Futebol clube - do qual o Najá herda as cores e o acronônimo NFC - ao mudar de nome por força de decisão do Connselho Nacional de Desportos (criado pelo presidente gaúcho Getúlio Vargas), partiu de uma sugestão.

Portanto a pesquisa para averiguar a situação parte do meu irmão, o jornalista José Valdir Julião, a quem enviei a fotografia do elenco de jogadores, postada no artigo anterior. Pois o presidente do time de Araxá - no interior daquele estado - posa numa ponta e Acosta em outra.

A prova maior, além do sobrenome, é a naturalidade do político filiado ao Partido Novo, pelo qual foi eleito em 2018 com 4.138.697 votos (42,73%) contra o concorrente, o senador Antonio Anastasia (PSDB).

O governador é descendente do   bisavô Domingos Zema (filho dos imigrantes italianos Demétrio e Santa Marra instalados na capital paulista), fundador do grupo que empresarial que leva o nome da família, cujo embrião foram uma revenda Ford e um posto de gasolina no município de Araxá (1920/30).

O conglomerado hoje é composto por rede de lojas de varejo (eletrodomésticos), distribuição de combustíveis, concessionárias de carros, autopeças e serviços financeiros.

 

FONTES

Jornal Exempplar

Portal Zema

Revista O Trem da História

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário