Consulta

quarta-feira, 16 de junho de 2021

O treinador uruguaio do América (XII)

 

O primeiro título pelo alvirrubro e a continuidade do trabalho

Por José Vanilson Julião

Depois dos contatos para o retorno no começo do segundo semestre de 1946 somente em fevereiro do ano seguinte a segunda passagem de Graciano Acosta Torres é confirmada pelo noticiário.

O DIÁRIO DE NATAL e A ORDEM ainda não noticiam no comando americano em amistoso contra o Clube Náutico Capibaribe (2 x 4 – 5/1/1947). Porém o fazem no amistoso contra o Santa Cruz/RN (3 x 1 – 9/2).

Na estreia oficial (jogo extra) conquista o primeiro campeonato: América 5 – 1 ABC (domingo, 23/2), com arbitragem de Antonio Siqueira e gols de Tico (3), Ubarana (2) e Tidão. América: Amauri, Leônidas, Barbosa, Nonato, Reinaldo, João Augusto, Nelson, Natanael, Lavor, Ubarana e Tico. ABC: Abacaxi, Gageiro, Nezinho II, Roberto, Zé Leão, Acácio, Valeriano, Jorginho, Tidão, Petro e Albano.

A Copa Cidade do Natal – para inauguração da iluminação do Estádio Juvenal Lamartine – havia começado no ano anterior com a primeira fase (13 a 20/7/1946) envolvendo América/RN, América/PE, Treze e Fortaleza. A semifinal em dois jogos com o representante de campina grande (1 e 4/5/1947) e perde final em três jogos contra o clube da capital cearense (18 e 21/5).

Um dia após o aniversário de 32 anos do alvirrubro dirige 2 x 6 Flamengo (terça-feira, 15/7) na primeira apresentação do rubro-negro em Natal. Os jornais fornecem uma pequena biografia do elenco carioca: estado de origem (maioria carioca, um mineiro, um gaúcho, um paraense, um paraense e o paraguaio Bria) e idade (25 e 30 anos).

O meia Zizinho
É jogo 29 do Flamengo na temporada. Do total de 53. A Flapedia dá como adversário a seleção potiguar. Entre as atrações as maiores estrelas são o centroavante José Perácio Berjun (Nova Lima/MG, 2/11/1917 – Rio de Janeiro, 10/3/1977) e o meia-atacante Tomás Soares da Silva (São Gonçalo/RJ, 14/9/1921 – Niterói, 8/2/2002), o Zizinho.
José Perácio

A revista Esporte Ilustrado (485 – 24/7) traz reportagem da excursão. Iniciada em Salvador com Vitória (2 x 5), Guarani (1 x 2), Bahia (1 x 2); prossegue: Sport (1 x 5), na Ilha do Retiro lotada, com carros americanos estacionados ao lado do Field, e empates em um gol contra o Santa Cruz e Fluminense/RJ.

A cobertura do segundo ‘Fla-Flu’ fora do Rio, o primeiro em São Paulo (0 x 0 – 12/3/42), é do correspondente baiano Nino Guimarães, que viaja em um DC-3 (Douglas), cortesia do vice-presidente das Aerovias (José Cintra Gordinho), “amigo da crônica nacional”. O kick-off (pontapé inicial) foi do prefeito Clóvis de Castro. A estréia flamenguista contra o Sport fora coberta pelo enviado especial Antonio Almeida.

Entre amistosos (seis), Taça Santo Antonio (três), Copa Cidade do Natal (cinco) e o campeonato estadual (nove) chega dezembro com 24 jogos: 11 vitórias, quatro empates e nove derrotas. Sem contar um jogo-treino.

A temporada oficial se estende e o ABC retomar a hegemonia local em abril do ano seguinte numa melhor de três contra o tricolor Santa Cruz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário