Consulta

segunda-feira, 13 de março de 2023

A pioneira agência especializada em notícias esportivas

José Vanilson Julião

Quando o lateral Talisson Calcinha eliminou o América da Copa do Brasil logo ganhou o mundo pela singularidade do apelido.

Com sites, portais e blogs. E redes sociais. Mas antes era raro um clube da capital ser notado no resto do país. Mas existem exemplos raros.

“O Clube do Remo goleou o América de Natal”. O título em duas linhas precede modesta nota de dez linhas em uma coluna do tradicional diário especializado “A Gazeta Esportiva”.

A equipe paraense vence por 5 a 2 (3/4/1956) e dois dias depois, no domingo, perde para o ABC: 2 x 1.

A notícia no tradicional jornal paulista é fruto do trabalho do radialista e jornalista português naturalizado brasileiro José da Silva Dias, o fundador da primeira agência esportiva.

O empreendedor começou como auxiliar de contabilidade na “Rádio Mayrink Veiga”, cuja concessão foi cassada durante o regime militar.

Foi editor de esportes do “Diário de Notícias”, fundado pelo potiguar Orlando Ribeiro Dantas, e circulou de 1930 aa década de 70, sendo o quarto ou quinto com este nome desde o Império.

Em 1954, ao receber uma herança, aposta num mercado pouco comum, as agências de notícias esportivas. Surge a “Sport Press” que, por 45 anos, foi a principal empresa do setor no país.

Nascido em 1927, em Lamego, região do D’Ouro (Portugal), é registrado em Nova Iguaçu. Morreu no domingo (21/11/2005), aos 79, (falência múltipla dos órgãos), deixando esposa e duas filhas.

Cinco anos antes publica o livro “Futebol de craques e cartolas pernas-de-pau” (Editora Mauad), “diretamente das cabines de rádio, dos gramados pelo mundo afora e dos controvertidos bastidores...”

Dias tinha relacionamento com o falecido jornalista potiguar Everaldo Lopes Cardoso, então no “Diário de Natal” e depois na “Tribuna do Norte”, onde começou e levou para o jornal da cadeia Associada a coluna “Sal... Picos”.

Cardoso foi quem conseguiu inserir o primeiro clássico ABC x América na Loteria Esportiva por meio da amizade com o dono da “Sport Press”.

Ao que parece a empresa teve uma nova configuração jurídica limitada partir de 20 de setembro de 1972, tendo como sócios J. Dias e Dorothy Golias Dias.

Quem também aparece como sócios administrativos Walter de Mattos Júnior e a empresa Lance Multimidia Sociedade Anônima.

Entretanto a estaria atualmente “baixada” do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

 

FONTES

A Gazeta Esportiva

Diário de Natal

Diário do Nordeste

Tribuna do Norte

Cadastro Empresa

Estante Virtual

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário