Consulta

domingo, 5 de março de 2023

As "estrelas" do antigo Santa Cruz de Natal

José Vanilson Julião

Em troca de mensagens no "Facebook" o já mencionado antigo torcedor do Santa Cruz/RN, Francisco Nogueira, com residência em Fortaleza, menciona dois antigos craques do tricolor. Para reaquecer a memória do fã buscamos dados sobre Deraldo e Honorato.

Três dias após estrear no ABC em amistoso o "Diário de Natal" (quarta-feira, 1/1/1959), noticia atrasado que Deraldo Marques de Araújo (1/12/1935) é o novo comandante da ofensiva alvinegra.

Contratado por 20 mil cruzeiros de luvas pagos em quatro parcelas mensais. Depois do ABC (59/60), passou pelo Calouros do Ar (60/61), de Fortaleza, capital cearense, e retorna para a capital potiguar para defender Alecrim (1961/62).

A última partida pelo tricolor (domingo, 21/12/1958), conduzida pelo arbitro Jader Correia da Costa, 0 x 1 Alecrim (Mota 20), vale a lanterna do campeonato estadual.

Com os torcedores proporcionando renda de Cr$ 3.240,00 no Estádio Juvenal Lamartine. Nivaldo, aos 15, também da primeira etapa, perde penalidade máxima em favor do "Santinha".

Alecrim: Sansão, Picado, Petita, Monteiro, Petit, Tageba, Mota, Miltinho, Chiquinho, Pedrinho e Canindé; Santa Cruz: Paulo, Clementino, Vadinho, Hugo, Leto, Aníbal, Gilvan, Loreto, Deraldo, Nivaldo e Ferreira.

Ainda em 1958, quando das transferências dos tricolores Luís Marques e Tarcísio Aquino de Carvalho para o América, chegou também a ser noticiada a ida de Deraldo para o alvirrubro. Puro blefe da imprensa esportiva.

Uma das vitórias do tricolor sobre o América, com Deraldo e Honorato, ocorre em torneio amistoso (domingo, 6/4/1958). O primeiro é o autor do gol (quatro minutos da etapa final). Com arbitragem de Luís Meireles da Silva, por sinal um ex-juvenil americano.

Honorato e Deraldo começam a aparecer juntos no campeonato estadual de 1957. Um dos memoráveis jogos foi o empate em 2 x 2 com o Clube Atlético Potiguar. O rubro-negro perde a vice-liderança e ainda dá ao América o título antecipado.

 

FONTES

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Súmulas Tchê

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário