Consulta

domingo, 12 de março de 2023

O sempre lembrado atacante americano "Alemão"

Alemão levantando a taça de campeão pelo América FC, à frente dele o presidente do clube, Humberto Pignataro e ao lado o presidente da FNF, João Machado


Por José Vanilson Julião

O pernambucano Joaquim Ramos de Souza (1945 – 2019) é um dos astros futebolísticos não esquecidos por uma legião de torcedores separados pelo Atlântico.

Com passagens por clubes de Recife e Alagoas, ele fez história pelo América de Natal, como autor de gols decisivos na série de quatro partidas das finais do campeonato potiguar de 1969, contra o ABC. Um deles no último minutos da terceira partida, situação que levou a decisão final.

Além dos aficionados do alvirrubro da capital do Rio Grande do Norte o centroavante "Alemão" é figurinha carimbada para os simpatizantes de clubes portugueses que defendeu pela ordem de aparições: Beira-Mar, Sporting Covilhã, Espinho, Lusitânia, Bragança, Marco, Cristelo, Paredes, Vila Meã e Baltar.

Foi o que aconteceu recentemente com um fã do clube verde e branco de Covilhã, cidade do distrito de Castelo Branco (Província da Beira).

Municipalidade com território 555 quilômetros quadrados e 46 mil habitantes.

Bem no centro-norte do País. Quase caindo para os lados da Espanha. Com o qual forma a Peninsula Ibérica.

Paulo Guilherme R. Pereira posta neste sábado, em rede social, um artigo em que demonstra o amor pela agremiação esportiva.

- Falar em Sporting é recomeçar a história com meu pai. Ele próprio me levou ao Santos Pinto inúmeras vezes e me contava histórias, inicia o torcedor sportinguista.

Completa: "Tinha um táxi e chegou várias vezes a transportar para deslocações longínquas... (enumera alguns jogadores, como o famoso Cavém."

Em 11 parágrafos e numa lista de jogadores lá aparece "Alemão", o artilheiro nordestino que fez fama em campos lusitanos, para onde partiu lá por 1971/72, depois de sair de Natal para atuar pelo alviverde América da capital pernambucana e pelo rubro-negro Sport Club Recife.

Ao final cita o historiador do Sporting Clube da Covilhã, Miguel Saraiva, responsável pelo livro que conta a história do clube desde a fundação até 1990. Obra entregue ao Museu Nacional do Desporto e ao Instituto Português de Desporto e da Juventude.

Para quem quiser se inteirar ainda mais sobre a vida e a carreira do futebolista "Alemão" o redator recomenda a leitura de uma série de reportagens publicadas neste espaço anteriormente.

Inclusive com um depoimento exclusivo de Joaquim Ramos de Souza Filho, cujo nome não deixa qualquer dúvida de quem se trata.

A foto registra “Alemão” levantando a taça. Ao lado o goleiro Franz. Após o jogador ao lado o ponta-direita “Bagadão” (autor de um dos dois gols na quarta partida decisiva).

Em primeiro plano o presidente da Federação de Futebol, João Cláudio de Vasconcelos Machado, e o presidente americano, o corredor de imóveis Humberto Pignataro.

A imagem consta do arquivo pessoal do memorialista da bola, o ex-jogador José Ribamar Cavalcante, personagem central, ou seja, o biografado de livro a ser lançado brevemente pela Editora Primeiro Lugar, escrito pelo competente jornalista Kolberg Luna Freire.

A orelha do livro sobre o macauense Ribamar será escrita pelo jornalista Rubens Lemos Filho, autor de pelo menos seis obras literárias sobre futebol, tendo inaugurado a série com a biografia do uruguaio Danilo Nuñes Menezes, ex-jogador do Nacional de Montevidéu, Vasco da Gama e ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário