Consulta

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

A equipe do futebol do abrigo "Melo Mattos" (X)

CONHEÇA O PATRONO DA BIBLIOTECA CONTEMPORÂNEO DO PATRONO DO CLUBE

São Marcelino: retratado por M. Ravery

O santo padre francês Marcelino Champagnat (Marlhes, 20/5/1789 – Lã Valla 6/6/1840), nono filho de pai agricultor e comerciante, está com 14 anos, quando um pároco da aldeia o chama à vocação sacerdotal.

Faz o Seminário Menor de Verrières (1805-1813) e o Seminário Maior de Lião (mesma urbe do patrono do clube de futebol do "Melo Mattos": Frederido Ozanam) tem por colegas João Maria Vianney, futuro cura d'Ãrs, e João Cláudio Colin, que será o fundador dos Padres Maristas.

Junta-se a um grupo que projeta uma Congregação de padres, religiosas e uma Ordem Terceira: a "Sociedade de Maria". Dia seguinte a ordenação (22/7/1816) esses sacerdotes vão consagrar-se a Maria, colocando o projeto sob proteção no santuário de Nossa Senhora de Fourvière.

Marcelino é enviado como coadjutor na paróquia de Lã Valla. A visita aos doentes, a catequese das crianças, o atendimento aos pobres, o acompanhamento da vida cristã das famílias, são as atividades do ministério.

A 2 de janeiro de 1817, 6 meses a chegada a Lã Valla, o coadjutor de 27 anos, reúne oss dois primeiros discípulos: a Congregação dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas. Em 1836, a Igreja reconhece a Sociedade de Maria e lhe confia a missão da Oceania. Envia três Irmãos com os primeiros Padres Maristas missionários nas ilhas do Pacífico.

Foi canonizado em 18 de abril de 1999 pelo mesmo papa João Paulo II. Dois após a beatificação do patrício Frederico Ozanam.

 

FONTES

Rede Marista

The Holy See

Vatican

Nenhum comentário:

Postar um comentário