Consulta

domingo, 27 de outubro de 2024

Neta encontra rara carteirinha do goleiro botafoguense (FINAL)

Rara imagem do "Glorioso" com o goleiro Ernani Ribeiro/Fonte: Mundo Botafogo

Botafogo: Cacá, Ernani, Zé Maria, Paulistinha, Pampolini, Rildo, Garrincha, Didi, Amarildo, Quarentinha e Zagallo

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Ernani no Aspirantes do Vasco (1947)

Uma consequência do achado da carteira do goleiro botafoguense, Ernani Ribeiro Guimarães (Rio de Janeiro, 24/10/1928 – 14/1/1995), é o conserto da data de falecimento.

O ano do desaparecimento do jogador que começou no Vasco da Gama e passou pelo Bangu (1958) e Olaria (1957 e final de carreira) está como sendo 1985 em pelo menos três sites.

A retificação ao blog partiu da responsável pelo encontro do raríssimo documento interno de atleta profissional, a arquiteta Bianca Sivonella.

Ernani foi revelado pelo aspirantes do Vasco da Gama (há uma foto como item de colecionador em loja na rede datada de 12 de dezembro de 1947).

Pelo clube do bairro de São Cristóvão (Zona Norte) conquista como titular o Torneio Internacional Rivadavia (1953) e participa dos títulos cariocas (1950 e 1952). Entra em campo 122 vezes.

Os concorrentes/Datafogo/Revista do Esporte 

A pesquisa não encontra o total de participações pelo “Glorioso”, mas registra que participa da terceira excursão à Europa (1959).

Entra como titular em 14 dos 16 jogos, sendo substituído no decorrer da partida por Adalberto, com o qual reveza os dois restantes.

O Botafogo passa pela Suécia, Dinamarca, Bélgica, Áustria, Holanda, Alemanha, Itália e Espanha. Com 10 vitórias, dois empates e quatro derrotas (44 gols a favor e 26 contra).

Uma das partidas pelo “Velho Continente” registra derrota para o Santos (4 x 1), pela Taça Teresa Herrera (21 de junho), em La Coruña, Espanha

Daí o passaporte também encontrado pela neta. Quem quiser ver tem um vídeo de quatro minutos sobre este jogo com a conquista do clube de Pelé.

E com destaque do vice-campeonato do Botafogo no Torneio Rio – São Paulo (1961), ganho pelo Flamengo.

O curioso é que em 1963 disputava a posição no clube da “Estrela Solitária” entre um sexteto de arqueiros:

Airton Corrêa Arruda (Manga), Hélio Dias de Oliveira, Ernani, Florisvaldo Pinto Júnior, Ary Jorio e João Batista, o menos famoso.

Nos primeiros anos tinha como concorrentes Adalberto Leite Martins, Amaury Fonseca, os mais conhecidos, e os quase esquecidos João LAMIN dos Santos e Walter Jorge.

Clube de Regatas Vasco da Gama: Mirim, Ernani, Haroldo, Jorge, Danilo Alvim, Augusto, Sabará, Maneca, Ipojucan, Pinga, Chico e Mário Américo (massagista)

FONTES/IMAGENS

Revista do Esporte

Casa do Velho

Canal Botafogo

Datafogo

Heróis da Bola

Mundo Botafogo

NETVASCO

Pavilhão Cruzmaltino

Terceiro Tempo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário