Consulta

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Primeiro "tapetão" no futebol potiguar em torneio amistoso (II)

Foto do grupo folclórico do município de Canguaretama dá ideia do "Fandango"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Tenente Aníbal Leite Ribeiro

O jornalista José Procópio Filgueira Neto escreve no livro "Os Esportes em Natal" (1991) que o torneio triangular (janeiro/fevereiro de 1917) envolvendo ABC, América e o recém fundado Humaitá, em disputa a "Taça Campeonato", é iniciativa do jornal do coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo para promover o futebol na capital.

O primeiro jogo com prorrogação de 15 minutos ocorre no domingo (7/1) no campo da Igreja Nova (onde seria construída a nova catedral), ou seja, a Praça Pio X (onde hoje se encontra a catedral metropolitana), com frente para a Avenida Deodoro (Cidade Alta). O placar fica no 0 x 0 e o América não comparece para o desempate (domingo, 14).

A comissão organizadora determina um "2 x 0" em favor do Humaitá. Inconformado com a decisão, o alvirrubro protesta, e o começo do torneio é anulado, sendo confeccionada uma nova tabela por uma comissão composta pelo tenente Aníbal Leite Ribeiro, Alberto Roselli e o acadêmico de Direito Mário Severo.

"A Imprensa", sempre com o tópico "Torneio de Football", edições da terça, quarta e quinta-feira (16, 17 e 18), relata as ações administrativas para solucionar o problema, dissecado em cinco parágrafos numerados a partir dos ofícios dos "cartolas" (os fiscais Cícero Aranha, José Potiguar Pinheiro e o presidente americano, Vital Barroca).

A confusão começa com o esclarecimento de que o Humaitá escolhe o campo para partida, onde já se havia disputas pelo próprio alvirrubro, "justo era" que o mesmo deveria ter sido feito pelo América, não havendo motivo para que este alegasse irregularidades, uma vez que o do ABC "estava, como ainda está, impedido".

A comissão (curiosamente composta por dois fundadores do alvinegro) explica que o primeiro "team" do Humaytá (com y mesmo) aparece completo (15h30) e nenhuma comissão oficial americana comparece para explicar os motivos dentro do prazo de 30 minutos de espera. A justificativa preto no branco do América:

- ... deixou este club de comparecer ao encontro oficial do campeonato por se achar armado no campo do ABC, escolhido para o referido encontro, o tablado do divertimento popular 'Fandango', tendo ao lado a barca, que entrou no citado divertimento.

Já na última hora tive ciência do jogo no campo do Humaitá, ao que não pode aceder em virtude de não ter recebido nenhuma comunicação oficial e nem ter havido o indispensável exame prévio do campo por parte deste club...

 

FONTES/IMAGENS

A Imprensa

Blog Luiz Assunção

Canguaretama de Fato

Fatos e Fotos de Natal

Museu Agreste Potiguar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário