![]() |
| O redator não lembra a origem da imagem. Na fotografia do Fluminense ver Jair Marinho (segundo em pé), o potiguar Edmilson Piromba (terceiro), o goleiro Carlos José Castilho, Pinheiro e Telê Santana |
JOSÉ VANILSON JULIÃO
América/RJ (1940), Madureira (1946, 1950/51, 55/56 e 1959), Flamengo (1947 e 1952), Olaria (1949 e 1955), São Cristóvão (1954 e 1957) e Bonsucesso (1957) já haviam visitado a capital potiguar.
O Tricolor das Laranjeiras se apresenta pela primeira vez em Natal para o jogo ABC 1 x 3 Fluminense no "Juvenal Lamartine" (sexta-feira, 23/1/1959).
E dois anos depois, coincidentemente no mesmo mês, bisa a presença também contra o alvinegro natalense com o empate de 1 x 1 (domingo, 29/1/1961).
Retorna ao Rio Grande do Norte pela terceira vez para enfrentar o América: 0 x 3 (domingo, 11/2/1968). E na mesma semana empata com o ABC (2 x 2) e vence o Alecrim (1 x 3).
Os encontros com os potiguares se torna frequente com o campeonato nacional. Os mais emblemáticos para o repórter acontecem em 1997, 2007 e 2014.
Um pelo campeonato brasileiro e pela Copa do Brasil. Pela Série A o América vence o Flu pela primeira vez no Estádio das Laranjeiras (4 x 2), quando aparece o querido atacante americano Palominha, potiguar, xará no apelido do carioca Paloma, vindo do Botafogo no começo da década de 90.
Na Copa do Brasil (2007) perdeu no Estádio Maria Lamas Farache (1 x 2) e no Maracanã venceu pela contagem mínima, sendo a única derrota tricolor na campanha do título na competição.
Sete anos depois a situação se repete na mesma competição com uma diferença. No Frasqueirão o América perde (0 x 3). No remodelado Maracanã vence de virada, 5 x 2, a maior zebra da Copa do Brasil, e elimina o Fluzão.
FONTES
Diário de Natal
Tribuna do Norte
Flunomeno
Futebol 80
Jornalheiros

Nenhum comentário:
Postar um comentário