Consulta

sábado, 11 de abril de 2015

Alecrim era o líder do Campeonato Estadual paralisado em 1942. E não o ABC. Tampouco o América

O experiente blogueiro, radialista e pesquisador Marcos Trindade repercute artigo de blog de fora do Rio Grande do Norte. Blog “JORNAL DA GRANDE NATAL” também polemiza com mais informação e repõe parte da verdade

José Vanilson Julião
Jornalista

“Datatrindade”: 11h12. Sábado (11). “O ABC não é decacampeão, é bem mais”. Em seguida o sugestivo e provocante título segue a eufórica nota: - O pesquisador do futebol botou lenha na fogueira e afirma que o ABC não é decacampeão como ele mesmo afirma. Para entender a polemica clique aqui e saiba com detalhes sobre esta afirmação.

No blog “Verminosos por Futebol”, na seção ‘Viagem no Tempo’, a reportagem assinada por Rafael Luis Azevedo, postada na sexta-feira (10), tem o histórico título: “1942: Ano em que a guerra parou o Potiguar”. Em seguida o subtítulo: - Pesquisador defende que título do Potiguar, suspenso pela 2ª Guerra, deveria ser dado ao ABC, o que marcaria a sequencia de 11 taças estaduais.

A seguir uma excelente fotografia ilustrativa da época, com a base aérea de Parnamirim repleta de aviões norte-americanos. Prédios, hangares e torres de rádio. A legenda: - O Campeonato Potiguar de 1942 foi suspenso após a chegada das tropas da Força Aérea dos EUA a Natal, durante, durante a 2ª Guerra, quando o ABC era o líder.

Depois o texto principal, uma mistura de informações sobre o conflito mundial, os países envolvidos, costumes e datas, entrelaçadas com dados sobre o esporte preferido das multidões, o futebol, e muita, muita opinião de Marcos Trindade, razoáveis, mas com uma afirmação pessoal que extravasa o distanciamento dos acontecimentos e dados históricos que qualquer pesquisador ou historiador tem que prezar.

Afirmação explosiva, mas sem legalidade
Atesto o ABC campeão de 1942 e estou tornando isso público pela primeira vez” (negrito nosso). Foi o que disse Marcos Trindade. Certamente baseado em suas importantes e inéditas pesquisas, mas sem qualquer cunho legal, a não ser a certeza de inflamar mais ainda as discussões entre os torcedores do Clássico Rei.
Enfim, não se pode “legislar” sobre algo que não aconteceu ou que poderia acontecer. Não há e não pode existir parâmetro e aparato de legalidade.

Trindade relaciona os resultados de nove jogos envolvendo os seis participantes da competição naquele ano: ABC, América, Alecrim, Santa Cruz, Força e Luz (não o da atualidade) e Paissandu. Todos da capital.

Com o encerramento do campeonato, segundo MT, três times terminaram empatados com quatro pontos: ABC (saldo de 14 gols), Alecrim (saldo três) e Santa Cruz, com apenas um gol de saldo positivo.

O erro do pesquisador
O redator imagina que não houve má fé do pesquisador, mas acredita que ele, ou não tinha os dados, esqueceu de relacionar mais quatro partidas pela temporada de 1942. Nesta lista são mais quatro partidas de um total de 13.

O Alecrim empata dois jogos e ultrapassa o ABC em número de pontos. Em outro resultado o América goleia o Santa Cruz.

O quarto jogo não tem resultado encontrado (ABC x Atlético). É o que poderia confirmar a tese do pesquisador.
Desde que alguma nova informação confirme uma vitória abcdista (continuaria desempatado no saldo de gols, apesar do Alecrim somar cinco), pois qualquer outro resultado não combina com a intempestiva afirmação.

A paralisação oficial do campeonato foi divulgada na edição dominical do jornal  REPÚBLICA (como atesta o pesquisador), em 20 de agosto, mas ainda aconteceu a última partida, dia 23, uma quarta-feira.

Com a intervenção na Liga Natalense de Desportos, passara a ser Federação Norte-rio-grandense de Desportos, sob os auspícios do recém criado CND – Conselho Nacional de Desportos, uma das criações do regime instaurado pelo presidente-ditador, o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas.

A intervenção catalisada pela a então Confederação Brasileira de Futebol (CBD), atual CBF, destituiu o presidente da LND, o engenheiro civil Gentil Ferreira de Souza (também foi presidente do ABC e prefeito da capital), que assinara o ato de paralisação, alegando a necessidade de treinamento do selecionado potiguar com o objetivo de participação no Campeonato Brasileiro de Seleções.

Terminou sendo ele substituído pelo general paulista Porfírio da Paz, autor do hino do São Paulo e um dos artífices, nos anos 50/60, do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no bairro do Morumbi, capital paulista.

A essa altura do campeonato (trocadilho proposital) não foram realizados oito jogos: Santa Cruz x Paysandu, América x Atlético, ABC x Alecrim, Paysandu x Atlético, ABC x Santa Cruz, Força e Luz x Alecrim, ABC x América e Paysandu x Força e Luz.


RESULTADOS
17/5 - Alecrim 3 x 1 Atlético
17/5 - Santa Cruz 4 x 2 Força e Luz
7/6 - Paysandu 3 x 1 América
14/6 - ABC 10 x 0 Força e Luz
21/6 - Santa Cruz 3 x 1 Atlético
5/7 - Alecrim 2 x 1 América
12/7 - ABC 4 x 0 Paysandu
19/7 - Atlético 4 x 3 Força e Luz
26/7 - América 6 x 3 Santa Cruz
1/8 - Alecrim 2 x 2 Paysandu
9/8 - ABC x Atlético
16/8 - América 9 x 3 Força e Luz
23/8 - Santa Cruz 2 x 2 Alecrim

CLASSIFICAÇÃO
Alecrim: seis pontos
Santa Cruz: cinco pontos
ABC: quatro pontos
América: quatro pontos
Paysandu: três pontos
Atlético: dois pontos

Força e Luz: zero ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário