Consulta

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Um estranho no ninho e o caso do objeto identificado

Leio em um blog local notícia da seção ‘Olhar Digital’ do Universo On Line (UOL): “Em algum lugar no Paquistão (continente asiático) tem um Android urinando sobre o logo da Apple. E ninguém sabe por quê.

Ao acessar o link o internauta se depara com a imagem reproduzida acima, que mostra uma região paquistanesa, no Google Maps, que foi marcada pela “brincadeira.

Os logos desaparecem quando se coloca no modo satélite, mas, no tradicional, pode ser vista até na versão móvel do serviço.

Não parece muito difícil fazer intervenções no Maps. Dias atrás alguém alterou o nome de uma loja, dentro da Casa Branca, para dar a entender que Edward Snowden estava por lá.”

A Casa Branca é a residencia oficial do presidente dos Estados Unidos da América, na capital Washington, no Distrito de Colúmbia (DC).

Edward Joseph Snowden é o ex-analista de sistemas da CIA (Central de Inteligencia Americana) que vazou detalhes de programas que fazem parte do Sistema de Vigilancia Global, NSA, na sigla em inglês, para os jornais The Guardian (de Londres, Inglaterra), e The Washington Post.

Pois bem, a situação me faz lembrar que algo parecido ou semelhante também pode acontecer ou ter exemplo no jornalismo impresso. De algo enstranho aparecer nas folhas do papel em uma edição diária.

Essa me foi contada por um jornalista, não recordo exatamente quem, que trabalhava no então diário matutino e centenário jornal “A República”, mídia mantida pela desativada Companhia Editora do Rio Grande do Norte (CERN).

O caso não aconteceu com o impresso desativado pelo então governador Geraldo José Ferreira de Melo, eleito pelo PMDB em 1986. Mas no Diário Oficial do Estado. O ano 1983. Foi quando um torcedor gaiato colocou um escudo do Gremio de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, numa edição seguinte a conquista do Mundial de Clubes do time gaúcho.


Não sei o nome, mas o fanático torcedor foi identificado. Mas, provavelmente o escudo gremista foi posto na edição do dia 12 de dezembro, pois na madrugada do dia anterior, meia noite, horário de Brasília (Distrito Federal), o Tricolor dos Pampas derrotava o Hamburgo (Alemanha), por 2 a 1 (Renato Portaluppi marcou duas vezes), em Tóquio, no Japão (Ásia). (José Vanilson Julião)

Nenhum comentário:

Postar um comentário