Consulta

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Blog resgata uma das primeiras reportagens do escritor potiguar da Academia de Letras Murilo Melo Filho

Jornalistas potiguares são homenageados pela Assembléia do RN. Postumamente Mussolini Fernandes e Marco Antonio Antunes

José Vanilson Julião
Jornalista

“Sr. Murilo Melo Filho – Devem as futuras crônicas, para maior interesse dos leitores desse Estado, se fazerem acompanhar de fotos referentes ao assunto por V. S. focalizado. – Amynthas de Aguiar – redator-chefe e secretário de ESPORTE ILUSTRADO.”

O ‘recado’ consta na página 16 da edição 223, de 16 de julho de 1942, no quinto ano de circulação semanal, ao jovem iniciante repórter potiguar, um dos homenageados desta terça-feira (7), na passagem do Dia do Jornalista, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em um texto de curtos e longos parágrafos o adolescente Murilo relata a campanha do décimo título do campeonato estadual ganho pelo ABC Futebol Clube, que começara no ano anterior e se estendera ao meio do ano seguinte.

A longa reportagem tem como preâmbulo o título “ESPORTES POTIGUARES” e subtítulo “Futebol no Rio Grande do Norte”, com o ‘sutiã’: - Preliando pela posse do título de 1941, em partida decisiva, o “ABC F. C.” vence o “Santa Cruz F. C. por 4 a 2. Escreve Murilo Melo Filho

Primeiro parágrafo
Assim Murilo, três dias após completar 14 anos, começa a reportagem: - O campeonato oficial arrastou-se durante muito tempo, tendo sido interrompido para a disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol..., que assim obtém o título de campeão da Potiguarania. (itálico do blog).
Na época os correspondentes anteriores da revista editada na Região Sul do Brasil foram os jornalistas Walter Pedrosa e Wladimir Limeira.

Numa das edições consta até a conquista do tri-campeonato municipal pelo Potiguar de Mossoró (Região Oeste), que estreiou no Estadual em 1974, perdendo de 1 a 3 para o América de Natal, no Estádio Leonardo Nogueira.

O escritor Melo Filho (13 de outubro de 1928), é membro das academias de Letras Brasileira (cadeira 20), Carioca (8) e Norte-rio-grandense (19), chegou do Rio de Janeiro, a capital carioca, onde reside, no domingo.

Homenageados
Além dele, na sessão proposta pelo presidente do Poder Legislativo, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, são homenageados, os jornalistas Vânia Marinho, Jurandy Nóbregra, Anna Ruth Dantas, Carlos Magno Araújo, Daniel Cabral, Breno Perruci (presidente do Sindicato), Dinarte Assunção, Diógenes Dantas, Juliska Azevedo, Renata Moura, Alan Severiano, Erika Zuza, Alex Medeiros, Bruno Barreto, Christiano Coceiro, Cézar Alves e o repórter-fotográfico Canindé Soares.

As famílias de dois homenageados falecidos receberão certificados póstumos ou em memória: o jornalista Mussolini Fernandes (morto exercendo a chefia do arquivo do diário matutino “Tribuna do Norte”) e o radialista e narrador esportivo Marco Antônio Antunes, o “Garotinho da Copa”, morto na Alemanha, quando cobria o Mundial neste país, em 2006, para o diário vespertino “O Jornal de Hoje”.

Caberá a Murilo Melo Filho discursar em nome dos demais homenageados. Murilo começou a carreira aos 12 anos, no “Diário de Natal”. Passou nos jornais “A Ordem” (católico) e “A República) (centenário, fundado em 1889). E na Rádio Educadora de Natal (REN), fundada em meados dos anos 40, e transformada em Poti, depois de comprada por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, capo dos Diários e Emissoras Associados.

No Rio de Janeiro trabalhou no Correio da Noite”, “Tribuna da Imprensa” (fundado por Carlos Werneck Lacerda em 1949), “Jornal do Commercio” (fundado no século XIX e adquirido pelos Diários Associados), “Estado de São Paulo” (da família Mesquita), revista “Manchete” (de Adolfo Bloch) e TV Rio.
Acompanhou, em missões no exterior, os presidentes Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney. Cobriu as guerras do Vietnã e do Camboja, países do Sudeste do continente asiático.

FICHA DO JOGO FINAL
SANTA CRUZ         2          X         4          ABC
Local: Estádio Juvenal Lamartine
Data: junho de 1942
Horário: 15h15min.
Árbitro: José Gomes de Carvalho
Santa Cruz: Wallace; Zeno e Ferreira; Eloi, Edival e Geraldo; Dão, Luizinho, Francisquinho, Lazito e Cabral.
ABC: Edgard; Gageiro e Nelsinho II; Zelins, Nelsinho I  e Joãosinho; Eneas, Saravóti, Albano, Hermes e Nené.

Gols: Saravóti e Albano (ABC); Francisquinho (Santa Cruz) no 1º tempo. Albano (ABC); Nelsinho I , contra (Santa Cruz); Saravóti (ABC) no 2º tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário