Consulta

sexta-feira, 21 de maio de 2021

‘Macarrão’ vestiu o manto vermelho americano

Massagista José Aldemir Tomás do alvirrubro faleceu há uma semana

Vice-campeonato (1966): Jairo, Dedé, Galego, Paulo Tubarão, Hilo, Rodrigues, Macarrão, Rui, Véscio, China, Caranguejo e Babá


José Vanilson Julião


O super campeonato de 1959, com a decisão envolvendo o alvirrubro (campeão do turno), Santa Cruz (vencedor do returno) e ABC (terceiro turno), acontece no começo da temporada seguinte, o alvinegro levanta a taça do Estadual e o licenciamento americano ocorre em fevereiro de 1960.

No ano seguinte corre a boataria do retorno do clube vermelho e branco, mas o rumor mais contundente se inicia no segundo semestre de 1965, quando o doublê de dirigente e treinador do juvenil José Luiz Galvão, o Lelé, começa a montar uma base para o futuro elenco profissional.

Um dos jovens atletas que atende o primeiro chamado é o cearense José Aldemir Tomás, o “Macarrão”. Entre os companheiros João de Deus Teodósio, o “Bagadão”, que veio do tricolor Santa Cruz (licenciado em 1967) e veste a camisa americana por dez anos, sendo, inclusive autor do gol do título de 1967 contra o Riachuelo Atlético Clube, do famoso acrônimo RAC.  

“Macarrão” participa dos primeiros treinamentos e jogos-treinos, marcando dois gols, no campinho da Rua Campos Sales ou no campo do quartel geral da Polícia Militar, ao lado da sede americana da Rua Rodrigues Alves (Tirol).

Massagista Macarrão

Ele entra como atacante: 7 x 0 Cruzeiro (sábado, 6/11), no Estádio  José Olímpio Maciel (Macaíba), e 5 x 1 Força e Luz (sábado, 13), o segundo com este nome e fundado em julho do mesmo ano –, marcando um gol em cada jogo-treino. E no doméstico America A e B (30/11) – com placar não divulgado pela imprensa –, 3 x 3 Juventus (sábado,  4/12) e 5 x 0 Jaguarari (sábado, 18/12), treinado pelo ex-árbitro e antigo treinador do extinto primeiro Globo, Eugenio Vieira Barros.

Em 1966 entra no amistoso de apresentação 4 x 0 Estrela do Mar (sábado, 6/2) – preliminar do amistoso ABC 1 x 1 Potiguar (Mossoró) – e 2 x 1 selecionado das Quintas (domingo, 13/2), preliminar do amistoso Alecrim 1 x 1 Treze.

Aparece em partidas preliminares (juvenil). Exemplos: 3 x 0 Atlético (26/6), com um gol. Em 1967 4 x 0 Ferroviário (26/2) e mais um gol. Em 1968 2 x 1 ABC e um gol.

Dificuldades e doente

Durante a doença dele o jornal mensal CORREIO POTIGUAR (junho/2020) publicou reportagem sobre o personagem:

- Recentemente rolou em rede social campanha de ajuda ao ex-profissional de apoio aos elencos até2005, quando se aposentou. O auxílio de cestas básicas, pelo que se sabe, veio das torcidas organizadas.

Um integrante divulgou vídeo com ele no quartinho dos fundos da casa na Rua Augusto dos Anjos (Candelária) onde mora com um filho, pois a filha, casada, reside na Itália.

 

 

 

3 comentários: