Consulta

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Presidente do segundo Santa Cruz era botafoguense

Geninho (segundo agachado) no elenco de 1947, base do campeão carioca na temporada seguinte

Dirigente Euclides Vital de Lira é nome de rua no bairro Pajuçara na zona norte de Natal

José Vanilson Julião

O antigo auxiliar do comércio alvo de nota sobre o aniversário nas "Sociais" do diário vespertino "A Ordem" (sexta-feira, 28/4/1939), Euclides Vital de Lira, é o mesmo presidente do Santa Cruz Esporte e Cultura no sonho do retorno três anos e cinco meses após o segundo licenciamento na década de 60.

Começa no futebol como presidente do "Sport Club Flamengo", conforme nota do jornal católico (sexta-feira, 26/1/1940), com o construtor Joaquim Victor de Holanda, o jornalista Djalma Maranhão e o chileno Jacó Lamas na "diretoria de honra". 

Em abril de 1943 aparece na imprensa já como funcionária da empresa aérea Panair do Brasil, subsidiária da norte-americana "Pan-American", com escritório na Avenida Duque de Caxias (Ribeira).

Pelo Santa Cruz Esporte e Cultura aparece como representante do tricolor na comissão de recepção (como fiscal de portão ao lado de Hugo de Castro) ao Maguari na temporada do alvinegro de Fortaleza em março/abril de 1945.

Ainda o presidente da Federação, tenente Antonio Fernando Leitão; João de Brito (diretor de esportes); o secretário do ABC, Vicente Farache Neto; capitão Rolindino Manso Maciel (presidente do Alecrim) e Epitácio Fernandes de Oliveira (FND).

O cronista, acadêmico de Farmácia e depois vereador no interior potiguar, Wladimir Limeira, em série sobre os clubes cariocas, o aponta como torcedor botafoguense em "A Ordem" (sexta-feira, 28/2/1947).

Na lista: Humberto Nesi (presidente do América), Altanir Borges (presidente do ABC), Geraldo Serrano (professor de Educação Física e treinador tricolor) e jogadores da época: José Aranha Lins, Geraldo Cabral, João Batista Bezerra ("Dão"), Antonio Fernandes Filho;

Mário Eugenio Lira Filho (rebento do vereador e prefeito com o mesmo nome), Raimundo Ubirajara de Macedo (depois jornalista esportivo e funcionário dos Correios), Rivadavia Guerreiro (ex-jogador do Santa Cruz) e mais uma dezena de nomes...


Crédito da imagem: Sport Ilustrado/História do Futebol



Nenhum comentário:

Postar um comentário