Consulta

terça-feira, 2 de julho de 2024

A história do antigo goleiro "gringo" do ABC (VI)

"Artificio" tira arqueiro americano do selecionado da Liga que vai ao Recife em 1922

João Maria Furtado
José Vanilson Julião

Preto no branco. Impresso no papel. Não somente nos velhos jornais. Tampouco nas edições da imprensa potiguar anos depois.

A "Revista do América", comemorativa ao cinquentenário do clube alvirrubro (1965), também registra o nome do principal personagem da série: José Maria Carqueja Fuentes.

No depoimento do desembargador João Maria Furtado (1904 - 1997), que esteve dentro e fora de campo, como atleta americano e repórter do jornal "A República" (1924/28).

No histórico, irreparável e artigo feito sob encomenda: "VIAGEM SENTIMENTAL" (página oito da referida publicação de aniversário da fundação do América).

Sobre o Torneio do Centenário da República no Recife com a participação das seleções das ligas pernambucana e paraibana.

- O América fornece para a primeira seleção Francisco Paula de Melo ("Canela de Ferro"), Agnaldo Tinôco, João Ricardo e este escrivinhador, que ficou na reserva. O maior "keeper" norte-rio-grandense, fenômeno pela estatura, agilidade e força, "Cazuza" ou "José da Cega" (José da Silva de batismo)...

... Deveria, por isso, inevitavelmente, compor este selecionado. No entanto os outros clubes, liderados pelo ABC, conseguiram uma deliberação na Liga proibindo que tomasse parte em jogos amistosos ou oficiais o jogador que apenas "ferrasse" o nome, como era o caso de Cazuza...

... Desse modo o homem que segurava o mais forte arremesso com apenas uma mão foi substituído pelo guarda-valas do ABC, o engenheiro Carqueja, infinitamente inferior...

Nenhum comentário:

Postar um comentário