Consulta

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Ingredientes para "clássico" são títulos, números e torcida (II)

Formação do Santa Cruz Esporte e Cultura dois anos antes de pedir o licenciamento definitivo

América e Santa Cruz Esporte e Cultura pedem licenciamentos no mesmo primeiro semestre

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O primeiro dos quatro tricolores, o Sport Club Santa Cruz, realiza quatro jogos em cada uma das primeiras três temporadas (1928/30). Na última (1931) duas partidas. Total: 14.

O segundo com este nome participa sem interrupção de 1935 a 1959. A Imprensa em geral somente fala no licenciamento americano em março de 1960, logo após o encerramento do campeonato anterior.

Entretanto o Santa Cruz Esporte e Cultura toma a mesma iniciativa no primeiro semestre do mesmo ano. Fica de fora duas temporadas (60/61).

No final de junho, confirmado rumor, o presidente recém empossado, Oscar Nogueira Fernandes, anuncia o licenciamento, oficializado na primeira semana do mês seguinte pelo presidente da Federação, Salatiel Silva.

Retorna em 1962, enquanto o alvirrubro volta em 1966, último ano do tricolor, que sai em 1967 para não mais voltar.

O terceiro tricolor com as cores do município (verde, vermelho e branco), portanto sem o preto do segundo e o quarto, é o da cidade de Santa Cruz, a 116 quilômetros da capital potiguar.

Se o primeiro e o segundo não tem grande número de simpatizantes o time da cidade homônima, pela situação local, é o único mesmo a contar com adeptos pela representatividade comunitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário