Consulta

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Ingredientes para "clássico" são títulos, números e torcida (VI)

Alecrim: Leto, Mauricio, Petit, Mauro, Manoelzinho, Petita, Pedro 40, Gilvandro, Macaíba, Bira, Wallace e Canindé

Volta dois anos depois com novo presidente doublé de treinador de voleibol do Centro Feminino

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O boato do licenciamento corre desde maio de 1960, após a competição amistosa caça-níquel "Torneio Brasília", e um mês depois da reportagem especial de Everaldo Lopes Cardoso no semanário "O Poti" o esperado acontece.

No mesmo dia do informe da saída americana pelo presidente Heriberto Bezerra, na "Resenha Esportiva Montilla" (segunda-feira 21/3), na Rádio Poti, é anunciada a posse do presidente tricolor, Oscar Nogueira Fernandes, na noite da quarta-feira (23) no Aero Clube.

Foi o jornalista João Neto, na coluna "Ponto de Vista", também no "Diário de Natal" (sexta-feira, 13 de maio), que anunciou a primeira nota sobre o boato da saída do Santa Cruz, repercutida dois dias depois em reportagem complementar.

O lengalenga continua até o último dia do mês, inclusive com um novo fuxico da imprensa sobre a possibilidade, também, do licenciamento do Riachuelo Atlético Clube, o time "naval" da cidade.

Nos próximos 30 dias a novidade era a filiação do time da movelaria "Globo", do húngaro Imre Fried. Em entrevista a emissora dos Diários Associados Nogueira confirma a debilidade financeira. Dia 6/7 é oficializada pelo Ato número 43.

O Santa Cruz Esporte e Cultura entra janeiro de 1962 com o ex-presidente Pedro Paulo Bezerra rejeitando a possibilidade de terminar o mandato do também ex-presidente Oscar Nogueira Fernandes.

Com isso, sem eleição do Conselho Deliberativo o tricolor é conduzido a título precário pelo abnegado Euclides Lira, surge um novo nome para assumir a batata quente e convoca os sócios-proprietários para uma reunião (domingo, 28/1).

"Não me parece impraticável a volta com um time exclusivamente amadorista", disse o capitão Osvaldo Moreira de Souza, o novo presidente ao "Diário de Natal" (terça-feira, 30/1/1962) e ainda técnico de voleibol do Centro Esportivo Feminino.

O jogo do retorno: Santa Cruz 1 x 2 Ferroviário (domingo, 8/7). Com esta formação: Castor, Gileno, Gilvan, Leto (acima no Alecrim), Olinto, Zacarias, Aristoteles, Gustavo, Codinha, Mucio e Luciano.

No torneio início (domingo, 1/7) o "Santinha" havia sido eliminado pelo ABC nos tiros livres com cobranças do antigo meia americano Wallace Gomes da Costa (3 x 0).


FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Acervo José Ribamar Cavalcante

Blog No Ataque


Nenhum comentário:

Postar um comentário