Consulta

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Coincidência nos retornos do impresso e clube tradicionais

Professor Otto de Brito Guerra

Segundo Santa Cruz reverte licença em seguida ao reaparecimento do jornal católico

José Vanilson Julião

O noticiário esportivo semanário "A 0rdem" (página sete, sábado/domingo, 6/7 de janeiro de 1962) veicula solenidade de posse da diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos, eleita em 18 de dezembro, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (20 horas):

presidente Everaldo Lopes Cardoso ("Diário de Natal" e "O Poti"), vice Teixeira Rocha ("Rádio Rural"e "A Ordem"), José Procópio Filgueira Neto (secretário), Nivaldo Souza (tesoureiro), Maurício Barreto (Relações Públicas), Craveiro Costa (Diretor de Esportes) e Aluízio Menezes de Melo (orador).

Com o Conselho Fiscal: presidente Alexandre de Amorim Garcia Filho (decano da imprensa esportiva e em atividade desde o começo dos anos 50), secretário João Neto (também condomínio de mídia dos Diários e Emissoras Associados no Rio Grande do Norte) e Procópio Neto (relator).

Jornalista Ney Lopes de Souza

O não mais diário vespertino católico havia retornado da hibernação (1935/53), ainda vinculado ao Centro de Imprensa, com sede (administração, redação e oficinas)  não mais na Rua Doutor Barata (Ribeira), mas na Praça Pio X (Cidade Alta), mesmo endereço da Emissora de Educação Rural, surgida em agosto de 1958.

E logo na segunda edição semanal traz no expediente novamente o professor e intelectual Otto de Brito Guerra (1912 - 19956) como diretor-presidente, João Wilson Mendes Melo (redator-chefe), José Nazareno Moreira de Aguiar (secretário) e Felipe Neri da Trindade (gerente).

Redatores Hélio Mamede de Freitas Galvão (1916 - 1981), Otomar Lopes Cardoso, Anchieta Cavalcanti e padre Manoel Barbosa. Repórteres: Ney Lopes de Souza, Arlindo de Melo Freire e Teixeira Rocha (atenção para este personagem mencionado anteriormente a ser dissecado no futuro).


FONTES/IMAGENS

A Ordem

Tribuna do Norte

Câmara dos Deputados

Tok de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário