Consulta

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Pai do cestinha Oscar ensina alemão em Natal

7 de Setembro: sede da Rua Seridó/Natal Antiga

José Vanilson Julião

Entre a sexta-feira (1 de fevereiro) e dia 27 do mesmo mês o “Diário de Natal” publica cinco anúncios do “Curso de Linguagem Alemã” no Ginásio 7 de Setembro (a partir de 4 de março), localizado na Rua Seridó (Petrópolis), com as matrículas e informações em três locais e bairros diversos:

Sociedade de Construção Civil (Socil), na Avenida Duque de Caxias (Ribeira) com a senhorita Elga Luiza Kramer; Mercearia Colombo, na Av. Deodoro (Cidade Alta) com a senhora Helena Bezerra; Rua Almirante Aristides Guilhem (Alecrim) com a senhora Jandira Bezerra Schmidt.

Jandira vem a ser a mãe do futuro basquetebolista Oscar Daniel, campeão dos Jogos Pan-americanos, participante de cinco Olímpiadas e recordistas de pontos, e atualmente palestrante de sucesso, e com duas biografias.

A essa altura Oscar completa dois aninhos de idade, certamente com festinha na rua da Base Naval, onde mora o oficial farmacêutico Oswaldo com a esposa, a parelhense Jandira Bezerra, com raízes em tradicionais famílias da Região do Seridó.

Estabelecimento de ensino

O Ginásio 7 de setembro já funcionava, digamos, por esforço do criador. Mas 1943 é um ano importante. É o que se constata de nota no diário vespertino católico “A Ordem” (terça-feira 19) sobre comunicado do professor Osvaldo Fernandes de Oliveira.

A Divisão de Ensino Secundário havia concedido inspeção prévia feita pelo inspetor Euclides Fernandes Gurjão, inclusive presidente do primeiro exame de admissão. Nove dias depois publica anúncio do “Artigo 91” com exames para os dois sexos e as matrículas com valor alterado: de 150 cruzeiros para 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário